20 mil pessoas privadas de liberdade concluíram educação básica no Paraná em 2025 | Giro de Notícia

20 mil pessoas privadas de liberdade concluíram educação básica no Paraná em 2025

banner principal
2025: 20 mil pessoas privadas de liberdade concluem educação básica e fazem exames nacionais Foto: PPPR

A educação no sistema prisional do Paraná alcançou números expressivos e consolidou avanços significativos na escolarização de pessoas privadas de liberdade. Ao longo de 2025, milhares de custodiados participaram de exames nacionais e concluíram etapas da educação básica, reforçando o papel da formação educacional como ferramenta de transformação social e de fortalecimento do processo de reintegração.

Somente no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob Medida Socioeducativa com privação de liberdade (Enem PPL) do último ano, mais de 7,6 mil participaram da aplicação das provas no Paraná. O exame possui o mesmo nível de dificuldade do Enem regular e é realizado dentro das unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos estados

Também em 2025, o Encceja PPL alcançou um marco histórico no Paraná, com 12,5 mil inscrições registradas — o maior número já contabilizado no Estado. Do total, 6.899 foram para certificação do Ensino Fundamental e 5.652 para o Ensino Médio. O resultado demonstra o engajamento crescente das pessoas privadas de liberdade nas avaliações nacionais e evidencia o alcance das políticas educacionais desenvolvidas pela Polícia Penal do Paraná, em parceria com os órgãos da área da educação.

Os dados reforçam a importância da oferta contínua de educação formal nas unidades penais, ampliando oportunidades e contribuindo para a construção de novas perspectivas de vida.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS