3ª Audiência Pública sobre a Revisão do Plano Diretor é realizada em Cianorte

Na manhã desta quarta-feira (11), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (Acic), foi realizada a 3ª Audiência Pública sobre a Revisão do Plano Diretor – o qual foi atualizado pela última vez em 2006 e deve ser realizada a cada dez anos, conforme estabelece a Lei Nacional nº 10.257/2001 (Estatuto das Cidades) – com o objetivo de debater os produtos finais da Revisão do Plano Diretor: Plano de Ação e Investimentos e da Legislação Urbanística Básica.

O presidente da Câmara Municipal de Cianorte, Silvio Fernandes – Silvio do Pátio (MDB), ressalta a importância de a população dar sugestões para a revisão do Plano Diretor de Cianorte. “Para que Cianorte tenha um crescimento ordenado nos próximos 10 anos, é fundamental toda a sociedade participar dando ideias.  Em outubro, haverá uma Conferência Municipal e, na sequência, o projeto será encaminhado à Câmara Municipal para a análise de todos os vereadores”, salienta acompanhado dos vereadores Natal Artieri Fagnani – Natal Reis (Cidadania), Santina Buzo (MDB) e Victor Hugo Davanço (Rede).

“O Plano Diretor é um manual de instruções para que a cidade cresça de forma sustentável. Já tivemos duas audiências públicas, com boas propostas para a próxima década. O objetivo é até o final do ano estar com os trabalhos concluídos”, destaca o secretário de Desenvolvimento Municipal, Nelson Magron Junior, acompanhado do prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno; do vice, Beto Nabhan e coordenador da equipe técnica da Revisão do Plano Diretor e chefe de divisão de Habitação e Urbanismo, Algacir Bortolato.

O debate contou com a presença e condução dos membros da comissão técnica da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (Fauel): arquitetos, urbanistas e professores Drs. Nestor Razente, que abordou sobre o Plano de Ação e Investimentos em Cianorte; e José Luiz Faraco, que discorreu sobre as partes integrantes do Plano Diretor Municipal; bem como do engenheiro civil, José Antonio Bahls, que falou sobre o novo Código de Obras da cidade. No fim, os três esclareceram as dúvidas dos participantes.

Próximos passos

Em outubro, será realizada a Conferência Municipal em data a ser definida. Após a realização da Conferência, o projeto seguirá para a apreciação dos vereadores nas comissões, para depois ser votado em dois turnos.

Presenças

Estiveram também presentes: o comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (5ª CIPM), major Elisvaldo Balbino dos Santos; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (Acic), Hércio Correia de Oliveira; além de secretários, chefes de divisão, funcionários municipais e sociedade.

Serviço

Para mais informações das leis discutidas, acesse: www.cianorte.pr.gov.br/dowloads, selecione ‘Sec. De Desenvolvimento’ e clique na lupa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *