Paranaprevidência: beneficiários devem atualizar dados para evitar bloqueio de pagamentos

Dos pouco mais de 135 mil aposentados e pensionistas da Paranaprevidência, 116 mil devem fazer o recadastramento obrigatório neste ano. O processo, que começou em janeiro, já totalizou mais de 68 mil recadastramentos realizados. Faltam ainda quase 48 mil beneficiários para atualizar suas informações.
Mesmo considerando positivo o resultado obtido até agora, a instituição alerta para o bloqueio de pagamentos dos beneficiários que não fizerem o recadastramento de acordo com o cronograma que, neste ano, tem como data limite o mês de aniversário dos aposentados e pensionistas.
PRAZO – O recadastramento deste ano pode ser feito até o último dia do mês de nascimento do beneficiário. Assim, é importante ficar atento para não exceder este limite.
O aplicativo da Paraprevidência está disponível nas lojas Google Play (para Android) ou Apple Store (para IOS). O beneficiário deve, munido do CPF e da senha de acesso, proceder conforme as orientações que aparecerem na tela.
Outra forma de fazer o recadastramento é por meio do Portal da Paranaprevidência, na Área do Beneficiário. Neste mesmo endereço é possível conferir o calendário do recadastramento de 2025.
Caso não lembre ou não tenha a senha, poderá redefini-la no próprio aplicativo. Após digitar o CPF, basta clicar no link em azul “Recuperar/Alterar senha”. O beneficiário receberá um e-mail ou uma mensagem em SMS com orientações para redefinição.
EXCEÇÃO – A exceção ao recadastramento fica por conta dos pensionistas universitários. Neste caso o procedimento também é feito exclusivamente no formato digital, mas duas vezes ao ano: em abril e agosto. Os períodos correspondem, respectivamente, ao primeiro e ao segundo semestre acadêmicos.
As informações acerca do recadastramento de pensionistas universitários estão no site Paranaprevidência, na área de Recadastramento, e no portal da Educação Previdenciária, na área de Beneficiários