Joia do Paraná: Pontal do Sul aparece entre as 200 melhores praias de ranking internacional | Giro de Notícia

Joia do Paraná: Pontal do Sul aparece entre as 200 melhores praias de ranking internacional

banner principal
Joia do Paraná: Pontal do Sul aparece entre as 200 melhores praias de ranking internacional Foto: Cesar Albacete/Prefeitura de Pontal do Paraná

O Paraná marcou presença em um ranking internacional que elenca as 200 melhores praias das Américas e da Península Ibérica (território europeu que abrange Portugal e Espanha). Elaborado pelo Centro Internacional de Formação em Gestão e Certificação de Praias (CIF Playas) , a lista deste ano contemplou destinos de 11 países, sendo uma delas a Praia de Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná (Litoral).

No ranking geral, Pontal do Sul apareceu na 126ª posição, à frente de destinos renomados em países como México, Cuba, Colômbia, República Dominicana e Chile. Já no recorte nacional, a praia paranaense aparece como a 27ª melhor praia do Brasil em 2025.

Segundo o Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo, Pontal do Sul é um destino turístico importante, principalmente porque é um dos pontos de saídas de barcos para a Ilha do Mel (em Paranaguá), por meio do Terminal de Embarque local.

“Quando uma de nossas praias é reconhecida, todas ganham, porque a repercussão é positiva e consagra um trabalho incessante do Governo do Estado em ampliar a infraestrutura, desenvolver o turismo regional, preservar áreas importantes e melhorar a vida da população”, comentou.

O levantamento contou com a participação de 71 especialistas, entre oceanógrafos, geógrafos, engenheiros e gestores públicos. Segundo o CIF Playas, a metodologia empregada na composição do ranking garante uma avaliação detalhada das condições ambientais, da infraestrutura e da gestão das praias.

O ranking também se baseou em diagnósticos, visitas de campo, análises geoespaciais e na escuta das comunidades locais. Avaliada com 0,68 no índice de qualidade de praia (BQV), Pontal do Sul obteve teve destaque por sua estrutura, atrativos naturais e proximidade com áreas de preservação ambiental, como a própria Ilha do Mel.

Fonte: Agencia Estadual de Noticias

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS