Parceria com Sebrae/PR vai difundir selo de combate à violência contra mulheres

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), assinou nesta segunda-feira (16) um Termo de Cooperação com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), com o objetivo de propagar o Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra Mulheres no contexto empreendedor e com as micro e pequenas empresas.
A assinatura ocorreu durante a reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, realizada no Palácio Iguaçu, com a presença do vice-governador do Paraná, Darci Piana, da secretária de Estado, Leandre Dal Ponte, e da diretoria do Sebrae/PR.
Na semana passada, o Selo de Boas Práticas foi entregue para a Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), primeira associação comercial do Brasil a receber a certificação. A primeira empresa certificada no país foi a Versátil Andaimes, de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.
SELO DE BOAS PRÁTICAS – Lançado em agosto de 2024, o Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra Mulheres é uma certificação criada em parceria pela Semipi, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Instituto Nós Por Elas (NPE) para reconhecer empresas comprometidas com a causa da prevenção e do combate à violência contra as mulheres.
A certificação é aplicável a qualquer tipo de organização, pública ou privada, independente da sua dimensão, localização e tipo de negócio. As empresas podem ser classificadas com selos bronze, prata, ouro ou platina, dependendo da quantidade de ações adotadas para proteção da mulher contra a violência.
Os critérios para adesão foram definidos pelo Instituto Nós Por Elas. Ao todo, são 14 itens que podem ser analisados pela certificadora para definir o nível de comprometimento à causa da prevenção e do combate à violência contra a mulher. A avaliação do cumprimento dos requisitos é certificada pela ABNT