Rede estadual retoma aulas na segunda com 988 novos professores e mais intercâmbios

O segundo semestre letivo começa na próxima segunda-feira (28) com novidades para os mais de 1 milhão de estudantes da rede estadual do Paraná. A volta às aulas será marcada pela chegada de novos professores efetivos às salas de aula, distribuição de uniformes para estudantes da educação em tempo integral, reforço na climatização e continuidade programas como o Parceiro da Escola. Haverá também novos embarques dos programas Ganhando o Mundo, Ganhando o Mundo Agrícola, Ganhando o Mundo Diretor e Ganhando o Mundo Professor.
Entre os destaques do semestre estão ainda medidas de valorização profissional, melhorias na infraestrutura e novas entregas para o ambiente escolar. “O objetivo é assegurar condições ainda mais adequadas para o aprendizado em todas as regiões do Paraná, com foco no fortalecimento pedagógico, na inclusão e no atendimento integral dos estudantes”, destaca o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
PROFESSORES – O segundo semestre letivo começa com reforço importante nas salas de aula da rede estadual: a chegada de 988 novos professores nomeados por meio do concurso público realizado em 2023. Os profissionais vão atuar em diversas disciplinas e atender escolas dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná, fortalecendo o quadro permanente do magistério. Essa é a maior contratação via concurso em mais de uma década e eleva para mais de 4,5 mil o total de docentes efetivados nos últimos anos.
Além dos novos ingressantes, o segundo semestre também marca a ampliação da jornada de trabalho para 2 mil professores da rede, que terão a possibilidade de dobrar o padrão, passando de 20 para 40 horas semanais. A medida garante mais estabilidade e melhores condições salariais ao mesmo tempo em que reforça o vínculo do professor com a escola e os estudantes.
Somam-se a isso outras iniciativas de valorização e formação, como o envio de 250 docentes ao Canadá pelo programa Ganhando o Mundo Professor e a participação de 2 mil profissionais no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), promovido em parceria com as universidades estaduais.
Fonte: Agência Estadual de Notícias