Ensino superior mais perto: como o Paraná Aprova faz a diferença para alunos da rede

O programa Aprova Paraná Universidades tem feito a diferença para estudantes da rede estadual que desejam entrar nas universidades do Estado, como a jovem Amanda Sayuri Takahashi Ferreira, de 18 anos, moradora de Cambé, no Norte do Estado. Foi através do programa educacional, lançado em novembro de 2024 pelo Governo do Estado, o qual garante a reserva de 20% das vagas nas universidades estaduais a alunos de escolas públicas, com base na nota obtida na Prova Paraná Mais, que Amanda realizou o sonho de estudar Medicina na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
“Meu sonho era entrar na UEL e eu queria muito entrar logo depois do Ensino Médio. Pelo vestibular eu tinha ido para a segunda fase, mas não fiquei muito bem colocada. Então, o Aprova Paraná me deu uma oportunidade maravilhosa. Foi sensacional ver que eu tinha conseguido passar na UEL”, confessa Amanda.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias de Estado da Educação (Seed-PR) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR) junto às universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar). A primeira edição do programa recebeu quase 30 mil inscrições e garantiu o acesso de ao menos 1,6 mil alunos a mais de 1,2 mil cursos de graduação.
“Logo no primeiro ano, o Aprova Paraná Universidades foi um sucesso absoluto, e ajudou milhares de jovens, a exemplo da Amanda, a realizarem o sonho de ingressar no Ensino Superior. É um programa que nos orgulha muito e mostra a preocupação do Governo do Estado em garantir acesso a uma formação de excelência a todos os paranaenses”, comenta o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
O resultado deste comprometimento, dos anos de estudo e, não menos importante, de todo o apoio que recebeu em casa, pôde ser conferido no dia 6 de fevereiro deste ano, quando foi publicada a lista dos classificados na primeira edição do Programa Aprova Paraná Universidades: lá estava o nome de Amanda entre os aprovados no curso de Medicina da UEL.
PRÓXIMA EDIÇÃO – A próxima edição do Aprova Paraná Universidades levará em conta o desempenho dos estudantes na Prova Paraná Mais 2025, que será aplicada entre 12 e 13 de novembro.
Fonte: Agência Estadual de Notícias
