Líder de organização criminosa acusado de 40 homicídios é preso em Matinhos | Giro de Notícia

Líder de organização criminosa acusado de 40 homicídios é preso em Matinhos

banner principal
Imagem ilustrativa - Foto por reprodução - Sd. Adam Padilha - PMPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu, nesta terça-feira (13), no município de Matinhos, no litoral do Estado, um homem apontado como líder de uma organização criminosa com atuação na região de Campo Mourão. A prisão foi resultado de um trabalho de monitoramento realizado pela PCPR no litoral paranaense. Na tarde de ontem, os policiais localizaram o investigado e efetuaram a prisão.

A ação integra as atividades da Polícia Civil no âmbito da operação Verão Maior Paraná, que tem como foco a localização de foragidos da Justiça e o reforço da segurança pública durante a temporada no litoral. Além do líder, outros dois integrantes do grupo criminoso também foram presos. A operação foi coordenada de forma simultânea, com o objetivo de neutralizar os principais membros da organização e impedir a continuidade das atividades ilícitas ou a tentativa de fuga e reorganização criminosa à distância.

Durante a ação, foram apreendidos diversos aparelhos celulares, joias, dinheiro em espécie e cartões bancários. Os policiais também localizaram duas armas de fogo, sendo uma delas equipada com seletor de rajada, dispositivo que aumenta consideravelmente o poder de fogo e a periculosidade do armamento. Documentos falsos, utilizados pelo líder para ocultar sua verdadeira identidade e dificultar fiscalizações policiais, também foram encontrados.

A integração entre as forças de segurança do Estado, com apoio dos policiais da 16ª Subdivisão Policial, foi fundamental para o êxito da operação. Todos os detidos já possuíam mandados de prisão preventiva expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca de Campo Mourão.

Além das novas prisões, um dos suspeitos já possui condenação em outro processo judicial e será imediatamente encaminhado ao sistema penitenciário para o efetivo cumprimento da pena.

De acordo com as investigações, o líder capturado exercia papel central na organização criminosa, sendo apontado como responsável por ditar regras do tráfico de drogas e ordenar crimes para manter o controle territorial. A prisão do líder e de seus principais comparsas representa um duro golpe na estrutura do grupo criminoso.

Com as detenções e a apreensão de armamento e outros materiais ilícitos, a Polícia Civil considera a célula criminosa praticamente desarticulada, reafirmando o compromisso da instituição com a segurança pública e o combate ao crime organizado no Paraná.

Fonte: Tasabendo

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS