Paraná inicia formação de novos residentes para impulsionar a transformação digital

O Governo do Paraná iniciou nesta quinta-feira (22) as atividades da terceira edição do Programa de Residência Técnica (Restec) em Inovação, Transformação Digital e E-Gov. Ao todo, 189 profissionais com formação em 23 áreas efetivaram a matrícula para atuar em 15 instituições do Poder Executivo estadual, além de 10 servidores públicos que vão participar do curso de especialização do programa. O objetivo é propor soluções inovadoras para fortalecer a eficiência e qualidade dos serviços públicos.
Coordenados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), os programas de Restec são amparados pela Lei nº 20.086/2019, que estabelece a iniciativa como uma política pública de Estado. Atualmente, o Paraná mantém 1.602 residentes ativos distribuídos em 11 programas, consolidando o Estado como referência na formação técnica e inovação na administração pública.
Nesta edição, a residência voltada à temática governo digital conta com a participação de dez servidores públicos matriculados no curso de pós-graduação. A especialização é coordenada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e o conteúdo teórico é aplicado na modalidade de ensino a distância (EaD), por meio da plataforma da Universidade Virtual do Paraná (UVPR).
O modelo de residência combina o curso de especialização com a imersão dos profissionais nas atividades administrativas e operacionais dos órgãos, a fim de contribuir para a aplicação de conhecimento técnico em projetos prioritários para o Estado. O objetivo é que essa dinâmica resulte em melhorias concretas nos serviços prestados à população, com avanços em digitalização e transparência.
PERFIL MULTIDIPLINAR – O grupo de novos residentes reúne profissionais de formações variadas, como Administração, Ciência da Computação, Direito, Engenharias, Jornalismo, Saúde e Serviço Social, entre outras áreas do conhecimento. Essa diversidade é um dos pilares estratégicos do programa para abordar os desafios da transformação digital em diferentes perspectivas e com visões complementares. A ideia é que as soluções inovadoras sejam propostas para atender as demandas da administração pública de forma integrada.
A nova turma de residentes atuará em setores essenciais como fiscalização, saúde, agricultura, tecnologia e segurança pública. Entre as instituições estão o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR), o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e as secretarias estaduais da Fazenda (Sefa) e da Saúde (Sesa), entre outras.
Fonte: Agência Estadual de Notícias
