Secretaria da Saúde alerta para cuidados redobrados com o controle do diabetes no verão | Giro de Notícia

Secretaria da Saúde alerta para cuidados redobrados com o controle do diabetes no verão

banner principal
Sesa alerta para cuidados redobrados com o controle do diabetes durante o verão Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta aos paranaenses que convivem com o diabetes sobre a necessidade de intensificar os cuidados com a saúde durante o período de calor intenso. As variações climáticas típicas do verão no Paraná, somadas às mudanças na rotina e na alimentação durante as férias, podem descompensar os níveis de glicose no sangue tanto de quem usa insulina quanto de quem utiliza medicamentos orais, trazendo riscos de hipoglicemia ou hiperglicemia.

O calor excessivo pode alterar a resposta do organismo ao tratamento. No caso de pacientes insulinodependentes, a vasodilatação provocada pelas altas temperaturas pode acelerar a absorção do hormônio. Já para os pacientes que fazem uso de antidiabéticos orais (comprimidos), o calor extremo e a desidratação podem alterar a forma como o corpo processa o medicamento e a glicose, prejudicando o controle metabólico geral e elevando a concentração de açúcar na corrente sanguínea.

CUIDADOS – Um dos pontos críticos no verão é o armazenamento. A insulina é termossensível e perde a eficácia se exposta a temperaturas elevadas. Da mesma forma, os medicamentos via oral devem ser mantidos em locais frescos e arejados; esquecer a medicação dentro de carros quentes ou exposta ao sol direto pode degradar os princípios ativos dos comprimidos.

Durante viagens, a insulina deve ser transportada em bolsas térmicas (sem contato direto com o gelo). Já a orientação para os comprimidos e manter em suas embalagens originais, longe da umidade e do calor excessivo.

A atenção também deve ser estendida ao cuidado com os pés, evitando caminhadas descalças na areia ou em superfícies quentes, o que previne queimaduras e ferimentos que podem não ser percebidos de imediato por pacientes com sensibilidade reduzida.

Além disso, a hidratação deve ser constante com água, evitando bebidas açucaradas e o consumo excessivo de álcool, que pode causar hipoglicemia severa horas após a ingestão. A Sesa recomenda ainda que o veranista mantenha o fracionamento das refeições mesmo fora de casa, priorizando alimentos leves como frutas e verduras para auxiliar no controle glicêmico.

ATENDIMENTO  No Paraná, a Sesa segue rigorosamente a Linha Guia de Diabetes Mellitus e os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas nacionais para ofertar o cuidado às pessoas com diabetes dos tipos 1 e 2. Nas Unidades Básicas de Saúde, o cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS) inclui a prevenção das complicações, nelas o usuário tem seu risco avaliado e o cuidado pode ser compartilhado com a atenção especializada conforme a necessidade de cada caso.

DIABETES – O Diabetes Mellitus (DM) é causado pela produção insuficiente ou resistência à ação da insulina, hormônio responsável por metabolizar a glicose e transformá-la em energia para a manutenção do funcionamento do corpo. Essa alteração provoca altas taxas de açúcar no sangue de forma permanente, o que pode levar a complicações graves no coração, artérias, olhos, rins e nervos. Por ser uma doença crônica que não tem cura, o tratamento adequado e preventivo é a única forma de evitar o agravamento de quadros que podem levar à cegueira, amputação de membros e morte.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS