Copel abre edição 2026 do programa de bolsas e tutoria a estudantes universitários | Giro de Notícia

Copel abre edição 2026 do programa de bolsas e tutoria a estudantes universitários

banner principal
Copel abre edição 2026 do programa de bolsas e tutoria a estudantes universitários Foto: JP Gomes/Copel

A Copel lançou nesta sexta-feira (13) a edição 2026 do Programa Aluno Energia. A iniciativa oferece bolsa e tutoria para estudantes cotistas do curso de Engenharia Elétrica e correlatos em instituições públicas de ensino superior do Paraná. Os 20 alunos e alunas aprovados recebem bolsa equivalente a um salário mínimo regional (R$ 2.105,34), um notebook em regime de comodato, acompanhamento por tutores profissionais da companhia e estágio na empresa nos últimos dois anos do curso.

TUTORES – Os estudantes são acompanhados por profissionais experientes. O gerente executivo de Engenharia de Automação e Proteção da Copel, Paulo Bubniak, está atuando como tutor pela segunda vez no programa. Segundo ele, não se trata unicamente de um acompanhamento técnico, mas também de apoio ao desenvolvimento pessoal.

DETALHES DO PROGRAMA – Implantado em agosto de 2023, o programa tem duração de até cinco anos. Os três primeiros incluem bolsa de estudos e os dois últimos são de estágio remunerado na Copel. O programa fortalece a formação de profissionais em uma área essencial para o setor elétrico.

Desde o seu lançamento, o Aluno Energia já realizou três edições consecutivas. Ao longo desse período, o programa registrou 238 estudantes inscritos nos processos seletivos e contemplou 50 alunos e alunas, ampliando gradualmente o número de beneficiados e o impacto social da iniciativa, que contribuiu para a democratização do acesso à formação superior, a aproximação da Copel com universidades em todo o Paraná e a redução da evasão nos cursos de Engenharia Elétrica.

De acordo com dados mais recentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de 2023, apenas 58% dos estudantes do curso de Engenharia Elétrica no Brasil permanecem até o final. O desafio é ainda maior para os alunos de baixa renda;

O Programa Aluno Energia é direcionado a estudantes que atendam, cumulativamente, aos seguintes critérios: ingresso em cursos de Engenharia Elétrica e correlatos por sistema de cotas, conclusão integral do ensino médio em escola pública e inexistência de outra fonte de renda formal.

ODS 4 – O Aluno Energia está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca garantir educação inclusiva, equitativa e de qualidade. O programa também se insere no conjunto de práticas de ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) promovidas pela Copel.

Como signatária do Pacto Global da ONU, a Copel adotou a colaboração com educação de qualidade como prioritária entre suas contribuições para o alcance dos ODS, ao lado de outras metas como, por exemplo, a expansão da energia limpa e renovável. Os ODS foram elencados pela ONU buscando estimular ações positivas a serem realizadas até 2030, com o engajamento de empresas, órgãos públicos e sociedade civil.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS