Alunos da rede estadual iniciam redações do Agrinho durante as aulas de Língua Portuguesa

A edição 2025 do Concurso Agrinho já começou para os estudantes da rede estadual do Paraná. A partir desta semana, alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio iniciam a produção das redações diretamente nas aulas de Língua Portuguesa, utilizando a plataforma digital Redação Paraná — ferramenta que já faz parte da rotina pedagógica das escolas. Com o tema “Festejando a conexão campo-cidade”, os textos são realizados dentro do planejamento escolar e não exigem inscrição prévia: todos os alunos da rede são participantes.
O período de produção começou nesta semana e vai até 13 de junho, com acompanhamento dos professores e correções também feitas dentro do recurso educacional digital, Redação Paraná.
Realizado pelo Sistema Federação da Agricultura do Paraná e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faep/Senar-PR), em parceria com o Governo do Estado, o concurso tem como objetivo estimular a reflexão sobre as relações entre o meio rural e o urbano, promovendo o desenvolvimento da escrita e da criatividade dos estudantes.
Cada fase escolar trabalha com um gênero textual diferente: 6º e 7º anos do Fundamental: gênero relato; 8º e 9º anos: gênero conto; 1ª a 4ª séries do Ensino Médio: texto dissertativo-argumentativo. As redações devem ter entre 150 e 300 palavras, com título obrigatório.
SELEÇÃO E PREMIAÇÃO – Após a produção nas escolas, os textos passam por etapas de avaliação escolar, regional e estadual. Os melhores trabalhos são premiados com celulares, tablets e notebooks, tanto para alunos quanto para professores orientadores.
SOBRE O AGRINHO – O Agrinho é promovido pelo Sistema Faep/Senar-PR em parceria com o Governo do Paraná. A iniciativa reúne diferentes categorias, como Redação, Desenho, Experiência Pedagógica, Relatório Município Agrinho, Robótica, Programação e AgroRobótica. Em 2024, o concurso registrou mais de 658,1 mil alunos inscritos. Somente na categoria Redação Paraná, foram mais de 551,6 mil participações. Ao todo, 3.741 unidades escolares aderiram ao programa, incluindo escolas estaduais, municipais, particulares, colégios agrícolas e Apaes de todas as regiões.
Mais informações em: https://www.sistemafaep.org.br/agrinho.