Bolsa e mentoria: Copel divulga resultado do programa Aluno Energia | Giro de Notícia

Bolsa e mentoria: Copel divulga resultado do programa Aluno Energia

banner principal
Bolsa e mentoria: Copel divulga resultado do programa Aluno Energia Foto: Copel

A Copel publicou nesta sexta (14) o resultado do segundo processo seletivo do programa Aluno Energia, que incentiva a permanência de estudantes cotistas nos cursos de Engenharia Elétrica em instituições públicas de ensino superior. Esta edição teve 87 candidatos inscritos de todo o Paraná e 15 deles foram aprovados para receber uma bolsa e mentoria durante os primeiros anos de graduação.

São estudantes de instituições nos municípios de Curitiba, Londrina, Medianeira, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa e Telêmaco Borba. Nos anos finais, os universitários podem ainda exercer estágio remunerado na empresa.

A bolsa concedida pelo programa é equivalente ao salário mínimo paranaense e a mentoria é exercida por engenheiros eletricistas experientes da Copel, responsáveis por acompanhar o desempenho dos jovens nos estudos e apoiar sua formação profissional. Um notebook também é cedido para uso nos estudos.

A candidatura foi aberta a calouros ingressados por sistema de cotas, que cursaram o ensino médio integralmente em escola pública e não possuem outra fonte de renda. O processo seletivo incluiu a apresentação de documentos, elaboração de vídeo, redação e uma entrevista final.

A ação é parte da dedicação da Copel em favor da educação de qualidade, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4) elencado pela ONU no horizonte até 2030. A empresa comprometeu-se voluntariamente com os objetivos e priorizou seis deles, incluindo o ligado à educação.

Lançado em 2023, o primeiro edital selecionou 15 estudantes da capital paranaense, que já estão dando os primeiros passos na jornada da graduação. Uma delas é Milena de Paula Suota, da UTFPR, que neste ano teve um projeto premiado em um evento técnico-científico realizado em Florianópolis, junto com as colegas Ana Carolina Cordeiro Kaluzn e Silvia Amelia Bim.

Seu mentor pelo projeto Aluno Energia é o engenheiro eletricista Paulo Bubniak, superintendente de Operação na Copel. Ele relata que tem sido muito relevante para todas as partes envolvidas. “A gente enxerga o quanto pode contribuir, não só em relação ao conteúdo, no que a Milena é uma aluna exemplar, mas também na orientação sobre os relacionamentos sociais e planejamento de carreira, por exemplo”.

O professor da UTFPR Roberto Cândido, que acompanha os alunos da instituição contemplados pelo Aluno Energia, afirma que ações como as da Copel auxiliam na permanência dos alunos na universidade.

“Temos visto casos de alto potencial que entram na universidade com a ideia de construir a sua carreira profissional, mas, infelizmente, por falta de condições financeiras não conseguem transformar este sonho em realidade. O Aluno Energia permite mudar esta realidade”, afirma.

Fonte: Agencia Estadual de Noticias

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS