CastraPet tem mais 50 vagas para cadastro de reserva em Umuarama | Giro de Notícia

CastraPet tem mais 50 vagas para cadastro de reserva em Umuarama

banner principal

Cada edição do CastraPet Paraná (Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos) é um sucesso: todas as vagas disponibilizadas são rapidamente preenchidas. Para se ter uma ideia, nesta quarta-feira (11) cerca de 300 pessoas procuraram a Prefeitura de Umuarama para se candidatarem – a primeira da fila chegou às 5h30.

Agora a Secretaria de Meio Ambiente acaba de abrir mais 50 vagas para o cadastro de reserva, já que neste ano foram disponibilizadas 215 cirurgias.

A chefe da Divisão de Controle Ambiental, Fernanda Periard Mantovani, esclarece que só podem participar do CastraPet as famílias que possuam o CadÚnico, ou seja, que estejam em condições de vulnerabilidade.

 “Para fazer o cadastro é preciso apresentar documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência, mas sem o CadÚnico nem conseguimos acessar o sistema, que é gerenciado pela Sedest (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo”, explica.

Já o secretário de Meio Ambiente, Rubens Sampaio, detalha que o programa faz parte do Saúde Única, que busca o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses nos municípios paranaenses.

“Quando faz o cadastro, os donos de animais [tutores] recebem um termo contendo orientações de pré e pós-operatórias, que deve ser seguido à risca. Caso seja identificado que houve o descumprimento dessas regras, normas e orientações, o animal poderá ser reprovado na avaliação clínica e terá o procedimento cancelado, por isso abrimos vagas para fazer um cadastro de reservas”, indica.

O CastraPet será no dia 16 de fevereiro, quinta-feira, na Escola Municipal Souza Naves, que fica na região da Praça Sete de Setembro.

“Os interessados em levar seus animaizinhos para serem castrados, devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente. O programa utiliza uma Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES) para a castração dos animais, que pode ser feita a partir dos quatro meses e até oito anos de vida, no máximo, para ambos os sexos”, finaliza.

OBemdito com Assessoria

Fonte: OBemdito

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS