Cianorte: ASSEMBLEIA CONSTITUI COOPERATIVA DE PRODUTORES FAMILIARES DOS MUNICÍPIOS DA AMENORTE | Giro de Notícia

Cianorte: ASSEMBLEIA CONSTITUI COOPERATIVA DE PRODUTORES FAMILIARES DOS MUNICÍPIOS DA AMENORTE

banner principal

Organização, que já conta com sede própria cedida pela Prefeitura de Cianorte, agora conta com Estatuto Social, Diretoria e Conselho Fiscal

Após cerca de um ano de inúmeros debates, foi constituída oficialmente, na tarde dessa terça-feira (02), a Cooperativa de Produtores Familiares dos Municípios da Amenorte. A ocasião, que aconteceu na sede do Sindicato Rural de Cianorte, foi marcada pela leitura, análise e aprovação do Estatuto Social da organização; pela eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal; e por outras discussões. Lideranças dos municípios da região e, aproximadamente, 40 sócios-fundadores participaram da ocasião.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Anízio Menarim Filho, a cooperativa foi criada para ampliar o mercado de comercialização para os pequenos produtores dos 11 municípios que compõe a microrregião, tornando-os, assim, mais competitivos. “Acreditamos que as vendas crescerão e que vai ficar muito mais fácil para eles trabalharem”, contou. A cooperativa já conta com sede própria, cedida pela Prefeitura de Cianorte, e com um Engenheiro Agrônomo, contratado pela Amenorte, que fornecerá todo o apoio técnico necessário aos agricultores.

“Não fazemos nada sozinhos. Precisamos nos unir para chegar em algum lugar. Tenho certeza que essa associação, em breve, renderá bons frutos para o homem do campo”, frisou o prefeito anfitrião, Marco Franzato. O presidente do Sindicato Rural de Cianorte, Diener Santana, complementou a fala, citando outras organizações similares que começaram pequenas e que se desenvolveram muito ao longo dos anos. “Tenho convicção que conosco não será diferente. Temos um potencial enorme de crescimento”, disse.

O prefeito de Jussara, Robison Pedroso, enalteceu a iniciativa e frisou que a ocasião era histórica para a região. Já o chefe do Escritório Regional da Secretária de Estado de Agricultura e Abastecimento, Francisco Cascardo Neto, por sua vez, pontuou que essa será uma nova era para os pequenos produtores. “Foram muitos os esforços que fizemos nos últimos anos para o progresso desses trabalhadores, mas que sempre esbarravam na falta de organização e nas dificuldades para comercialização. Agora, com a cooperativa, isso não será um desafio”, disse.

De acordo com Paulo Preto, gerente regional do IDR-PR, a partir desta quarta-feira (03), a organização já está apta a atuar. “Após termos feito um trabalho extenso, com inúmeras reuniões de mobilização de autoridades municipais e dos produtores, abordando a importância da iniciativa; termos feito o cadastro dos interessados; e organizado grupos de trabalho e oficinas; agora iniciaremos efetivamente o funcionamento da Cooperativa. Estamos animados”, finalizou.

Fonte/Imagem: Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS