Ciclovia tem trechos concretados na avenida Ângelo Moreira da Fonseca | Giro de Notícia

Ciclovia tem trechos concretados na avenida Ângelo Moreira da Fonseca

banner principal

A ciclovia na avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca já começa a ganhar os primeiros trechos de calçamento em concreto, exibindo os contornos desta obra – a primeira do gênero na atual gestão. “Estamos criando uma nova opção de mobilidade com agilidade e segurança aos usuários, numa das regiões mais movimentadas da cidade – na Avenida Ângelo Moreira, entre a Ivo Sooma (que liga à PR-489) e a rodovia PR-323”, comentou o prefeito Celso Pozzobom.

Nos próximos meses, o município construirá vários quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, abrindo um novo modal para o deslocamento de trabalhadores e estimulando a prática do ciclismo, permitindo passeios seguros de bicicleta para toda a família. O projeto da Ângelo Moreira inclui uma ciclofaixa na Avenida Francisco Inácio de Lira, entre a Ivo Sooma e a Av. Rio Grande do Norte.

O prazo de execução é de 90 dias com previsão de entrega até o fim de outubro. O investimento é de R$ 432 mil 634,95. “Esta é uma possibilidade de locomoção bastante aguardada pela população, que a cada dia tem aderido ao transporte de bicicleta e às pedaladas por lazer ou atividade física. Nossa geografia não é muito propícia ao ciclismo, mas onde há espaço e áreas mais planas, vamos investir nessa modalidade”, acrescentou Pozzobom.

A ciclovia em concreto terá 3.515,22 m². “Serão 1.170 m de extensão por 3 m de largura, bem sinalizados e com pintura acrílica em vermelho para identificar bem o espaço dos ciclistas”, informou o secretário de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação do município, Isamu Oshima.

“Já na Francisco Inácio de Lira, teremos uma ciclofaixa com pouco mais de 500 m de extensão por 3 m de largura, sobre a pista de rolamento, identificada em vermelho e protegida por tachões refletivos, totalizando 1.504,75 m²”, continuou.

Outra ciclovia de maior extensão – cerca de 4,3 quilômetros – está em fase de licitação e será construída em concreto com 12.937,83 m² na Av. Rio Grande do Norte e num trecho da Av. Tapuia, próximo à Avenida Portugal – que já conta com uma ciclovia entre a Guarda Mirim e o trevo da PR-482, nas proximidades o futuro shopping. O investimento previsto é de R$ 1,4 milhão.

Dentro das obras de revitalização já bem adiantadas, o Bosque dos Xetá também ganhará uma pista exclusiva para os ciclistas com cerca de 1,5 mil metros de extensão, margeando a mata na Rua do Bosque e em trechos da Avenida Governador Parigot de Souza e da Presidente Castelo Branco. O objetivo desses investimentos, segundo o prefeito, é dar uma opção segura para as pessoas que podem se deslocar de bicicleta ao trabalho – deixando o carro na garagem e amenizando o trânsito – e também para quem procura uma atividade física por questões de saúde e qualidade de vida.

Fonte: OBemdito

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS