Com apoio do IDR-Paraná, casal de Maria Helena triplica produção de tomateiros | Giro de Notícia

Com apoio do IDR-Paraná, casal de Maria Helena triplica produção de tomateiros

banner principal
Com apoio do IDR-Paraná, produtores de Maria Helena triplicam produção de tomateiros Foto: IDR Paraná

Uma colheita excepcional de tomates em Maria Helena, no Noroeste do Paraná, vem chamando a atenção do setor agropecuário e destaca a importância da atuação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) – do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) – no fortalecimento da agricultura familiar. Com acompanhamento técnico especializado, um casal de produtores locais alcançou resultados considerados extraordinários para a cultura, superando a média nacional e até os melhores índices registrados em cultivo protegido (estufas e túneis).

No Brasil, a produção média de um tomateiro fica em torno de 7 quilos por planta, e em estufas bem manejadas, rendimentos entre 12 e 13 quilos já são considerados muito bons. Em Maria Helena, no entanto, o produtor Leonel Soares de Lima e sua esposa conseguiram a proeza de 27,2 quilos por planta – um feito classificado como extraordinário por profissionais da área.

“O bom resultado só foi possível com muito trabalho e confiança na orientação técnica do IDR-Paraná. Fizemos tudo certinho e aconteceu melhor que o esperado. Ter uma colheita tão boa é a realização de um sonho”, afirma Leonel. “Plantamos tomates em estufa há quatro anos, mas a quantidade de tomates por pé desta vez nos surpreendeu”, conta Tânia.

De acordo com o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, a colheita registrada em Maria Helena reforça que resultados extraordinários no campo não acontecem por acaso, mas são fruto de políticas públicas bem direcionadas, da presença constante da assistência técnica e de um trabalho integrado entre o produtor e as instituições do Estado.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS