Com greve de fome, protesto dos servidores da educação chega ao segundo dia | Giro de Notícia

Com greve de fome, protesto dos servidores da educação chega ao segundo dia

banner principal

A greve de fome dos servidores da educação do Paraná chega ao segundo dia. Após reunião com representantes do governo, em que não houve saldo satisfatório, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato).47 trabalhadores seguem acampados na frente do Palácio Iguaçu.

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (19), representantes da categoria, do governo do Estado e os deputados Hussein Bakri e Professor Lemos fizeram mais uma rodada de debate sobre as pautas apresentadas pela categoria. O governo assumiu o compromisso de fazer a complementação de salários de funcionários que recebem abaixo do mínimo regional. São R$ 77 de complementação ao salário dos servidores que recebem pouco mais de mil reais.

O governo também se comprometeu a  realizar o concurso público, ampliando as 500 vagas que foram autorizadas até o momento. A APP-Sindicato solicitou a prorrogação do contrato de 9 mil funcionários das escolas contratados pelo regime PSS. O governo destacou também que será mantido o diálogossobre o pagamento de progressões e promoções que estão congeladas.

Greve continua

Ao todo, 47 pessoas estão participando do protesto. A mobilização dos professores teve início na terça-feira (17) com uma passeata em protesto. Já na quarta-feira (18), o grupo ocupou o prédio da Assembleia Legislativa do Paraná  e passou a noite no plenarinho da casa. Após uma determinação da Justiça, o grupo deixou o local e começaram a manifestação em frente ao palácio.

Reivindicação

Além da revogação de um edital, os educadores reivindicam a realização de concurso público, o cancelamento do processo de terceirização de funcionários de escola, a prorrogação dos contratos dos profissionais contratados pelo regime PSS, pagamento do salário mínimo regional e das promoções e progressões.

Fonte: OBemdito

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS