Com temperaturas mais baixas, Saúde alerta para cuidados contra os vírus respiratórios

A temporada dos resfriados está aberta e o aumento do número de amostras positivas para os vírus sincicial respiratório (VSR) e Influenza A mostram a importância do cuidado e da prevenção. O resultado das amostras confirmado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) indica que entre todos os casos positivos para alguma infecção respiratória, 28,51% são causados pelo VSR, o “vírus da bronquiolite”, que atinge, em sua maioria, crianças menores de dois anos.
O aumento é considerável já que em março essa percentagem era de 6,43%, e em abril, 18,78%. Apesar de não ser um dado surpreendente para o período, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta para esse crescimento e reforça os cuidados a serem tomados nessa época do ano, principalmente com as crianças.
Hábitos de prevenção são importantes e podem auxiliar nessa fase em que a criança poderá ter o contato com o vírus. Dentre as principais ações para conter a circulação estão a higienização das mãos, manter os ambientes ventilados, evitar aglomerações e locais fechados, além da vacinação atualizada. A vacina contra a gripe é uma importante forma de proteção contra o vírus e desde sábado (10) está liberada e disponível para toda a população acima dos seis meses de idade.