Coronavírus psicológico: transtorno pode dar falsos sintomas da covid-19; entenda! | Giro de Notícia

Coronavírus psicológico: transtorno pode dar falsos sintomas da covid-19; entenda!

banner principal

Você sabia que algumas pessoas podem “ter” coronavírus psicológico mesmo sem estar de fato com a infecção? Esse processo se chama somatização e acontece por conta de problemas psicológicos como ansiedade.

De acordo com Marcelo Otsuka, infectologista da Sociedade Brasileira de Infectologia, esse tipo de caso está sendo bem comum e frequente nos hospitais.

“Toda a situação que estamos vivendo, isolamento, medo, mudança na rotina, estresse, está causando esse tipo de reação. É muito importante que a pessoa converse com seu médico se está suspeitando que está com a doença. Primeiro é observar se você teve contato com alguém que tem a doença e tentar uma orientação por telefone ou telemedicina”.

Além disso, o médico explica que o novo coronavírus tem alguns sintomas clássicos e comuns, mas pode apresentar quadros muito variados em cada pessoa.

“O mais comum são os sintomas respiratórios, gastrointestinais e a febre, mas algumas pessoas podem ter tontura, dor de cabeça, só uma indisposição ou um mal-estar, varia muito”.

Segundo ele, ao apresentar algum sintoma é necessário avaliar se é algo que foge do comum para aquele indivíduo e se ele teve contato com pessoas infectadas.

Conforme o Ministério da Saúde, existem duas definições de caso suspeito de covid-19:

Desde o começo de julho, o Ministério da Saúde recomenda que pacientes devem buscar atendimento médico imediato em caso de sintomas relacionados à covid-19, mesmo que eles sejam leves.

Fonte: RIC Mais

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS