Corpo de Bombeiros salva um homem de afogamento em Pontal do Paraná.

Um homem de 38 anos foi salvo pelo efetivo do Corpo de Bombeiros, no mar do balneário de Monções, Pontal do Paraná, na data de ontem. O incidente ocorreu por volta das 11h40min, quando uma família de moradores da região aproveitava o calor para se divertir no mar e um deles acabou sendo arrastado por uma corrente de retorno para um ponto de maior profundidade. Um rapaz, que acompanhou a cena da praia, ligou para o Corpo de Bombeiros pedindo por socorro, atitude que garantiu a sobrevivência da vítima.

Imediatamente uma equipe composta com cinco Bombeiros Militares deslocou para a praia, adentrando ao mar com equipamentos apropriados e nadaram em direção do homem, que se encontrava na segunda linha de arrebentação (ondas), aproximadamente a 200m da areia. Ao alcançá-lo, os profissionais observaram que ele já aparentava exaustão física, afundando e retornando à superfície várias vezes seguidas, demonstrando estar em risco iminente de afogamento grave.

Graças à atitude sábia do solicitante e a resposta rápida da corporação, o paciente foi retirado com grau de afogamento leve, apresentando apenas tosse e muito cansaço como sintomas. Ele foi encaminhado por uma ambulância do SAMU litoral para o Pronto Socorro de Praia de Leste, para avaliação e atendimento médico.

O Corpo de Bombeiros orienta: ao adentrar ao mar em região não protegida por Guarda-Vidas, redobre a atenção, mantendo-se em áreas rasas. Cuidado com regiões onde pontualmente as ondas desaparecem! Estes pontos podem ser de correntes de retorno, correntezas que levam a água de volta para regiões profundas e podem arrastar uma pessoa para o mesmo caminho.

Fonte: Corpo de Bombeiros do Paraná

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *