CRM alerta para sobrecarga do sistema de saúde no Paraná: ‘Profissionais estão no limite físico e emocional’, diz presidente | Giro de Notícia

CRM alerta para sobrecarga do sistema de saúde no Paraná: ‘Profissionais estão no limite físico e emocional’, diz presidente

banner principal

2,6 mil pessoas estão internadas com Covid-19 ou com suspeita da doença no Paraná — Foto: Fabrice Coffrini/AFP

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) emitiu um alerta na terça-feira (1º) sobre a sobrecarga do sistema de saúde por causa do aumento de casos de Covid-19 no estado.

De acordo com o comunicado, os profissionais de saúde estão no limite do desgaste físico e emocional.

    CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias

O alerta do CRM reforça o pedido para que pessoas tomem cuidados pessoais de segurança de saúde, como isolamento social e uso de máscaras.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), 2.619 pessoas estão internadas em hospitais públicos e privados do estado com diagnóstico confirmado ou com suspeita de Covid-19.

A ocupação dos leitos de UTI do SUS exclusivos para adultos com Covid-19 está em 84% no Paraná, segundo a secretaria. A situação mais preocupante é na região leste do estado, que abrange Curitiba, o Litoral e cidades como Ponta Grossa e Guarapuava.

Confirma a ocupação dos leitos de UTI adulto do SUS para Covid-19 por região:

    Leste: 91%Noroeste: 82%Oeste: 70%Norte: 75%

Para tentar frear a aceleração da pandemia no estado, o governo estadual publicou um decreto estabelecendo um toque de recolher no Paraná. O documento proíbe a circulação de pessoas nas ruas entre as 23h e 5h.

O decreto vale por 15 dias.

Recorde de casos

O mês de novembro registrou o maior número de casos do novo coronavírus no Paraná desde o início da pandemia, segundo a Sesa.

Foram registrados 66.179 casos em novembro. Esses números são de casos diagnosticados ao longo do mês e também de registros retroativos. O número é quase o dobro do mês anterior (34.238).

Na terça-feira (1º), a Sesa divulgou o maior número de novos casos em um único dia. Foram mais de 5,2 mil registros.

VÍDEOS: Pandemia do novo coronavírus no Paraná

Fonte: G1 Paraná – Norte e Noroeste

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS