Culto em Ação de Graças aos 107 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná

Iniciando as comemorações dos 107 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná, foi realizado um culto ecumênico de Ação de Graças. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (02/09) no Quartel Central do Corpo de Bombeiros (QCCB), no Centro de Curitiba, na Capital do estado. A celebração contou com a participação de uma pastora e de um frei.

 

Segundo o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes, a escolha de levar ao quartel um representante evangélico e um católico foi para reunir os bombeiros, independente da forma que a fé se manifesta. “O Corpo de Bombeiros é formado por essas pessoas que professam a sua fé, de acordo com as suas tradições”, disse. “São 107 anos sendo a instituição mais querida do Paraná e comemoramos tudo o que temos conquistado ao logo desses anos, todas as pessoas que salvamos, direta ou indiretamente, pois o Corpo de Bombeiros existe para servir a sociedade”, complementou.

 

O sargento Marcos Rogério Bezerra participou do culto e falou sobre a importância de cultivar o lado espiritual sendo um Bombeiro Militar. “Cada dia que nós saímos para trabalhar com o espírito renovado de amor e de paz, faz com que a gente ganhe uma força para que possamos atender as pessoas que estão necessitando de nossa ajuda”, disse.

 

“Não é tolo aquele que abre mão do que não pode reter para ganhar o que não pode perder”, com essa frase do Jim Elliot a pastora Érika Ceconi Borges Massa Checam pediu para os bombeiros presentes discutirem entre si qual seria o significado dela na realidade de vida deles. “É fundamental o ser humano ter uma dimensão de espiritualidade e nós estamos aqui para sinalizar a presença de Jesus e reconhecer que eles não são só profissionais, são pessoas normais e que precisa amar e ser amado”, explicou.

 

Para o frei Ladí Antoniazzi da Fraternidade Bom Jesus dos Perdões, o trabalho desenvolvido pelos bombeiros a qualificação e valorização da vida. “Jesus veio ao mundo para resgatar, dignificar, dar importância à vida, para que as pessoas pudessem viver melhor. O bombeiro tem exatamente essa função, a cada dia zelar para que a vida seja preservada, não apenas no momento do acidente, mas também na prevenção. O bombeiro é aquele que é vigilante permanente para defender e valorizar a vida”, finalizou.

 

COMEMORAÇÕES – O culto foi a abertura oficial das comemorações dos 107 anos do Corpo de Bombeiros no Paraná e durante todo o mês estão programados eventos, na Capital e no Interior, não apenas solenidades, mas, também, eventos sociais. Na quarta-feira (03/10) acontecerá a Inauguração do Centro Histórico e o encontro da Velha Guarda no Quartel do Comando do Corpo de Bombeiros. No domingo (06/10) ocorre a 4ª Corrida do Fogo, que terá a largada às 7 horas no Quartel do Corpo de Bombeiros do Portão. A solenidade em Comemoração ao aniversário acontecerá na terça-feira (08/09) no QCCB e por fim, o desafio No Limite na sexta-feira (11/10) às 8 horas no CT Leandro Silva em São José dos Pinhais (RMC).

Fonte: Corpo de Bombeiros do Paraná