CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PATRULHA RURAL COMUNITÁRIA – CCPRC (CATEGORIA PRAÇAS) | Giro de Notícia

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PATRULHA RURAL COMUNITÁRIA – CCPRC (CATEGORIA PRAÇAS)

banner principal

Na última sexta-feira 03/06/2022 deu por encerrado o Curso de Capacitação em Patrulha Rural Comunitária (CCPRC) – categoria praças – 2022, realizado na APMG/2ª. ESFAEP, município de Maringá no Noroeste do Estado, conforme projeto pedagógico proposto pela Coordenadoria Operacional de Patrulha Rural Comunitária/SUBCG.

O CCPRC é uma etapa da reformulação da Patrulha Rural Comunitária, de acordo com os objetivos estabelecidos pelo Projeto PMPR-90, o qual tem por finalidade melhorar e aperfeiçoar o portfólio de serviços prestados pela Corporação à comunidade paranaense.

O resultado desta reestruturação é o Projeto Patrulha Rural Comunitária 4.0, que contempla a implementação de tecnologia aplicada ao desempenho da segurança pública, tendo como finalidade, melhorar, aperfeiçoar e dinamizar os serviços prestados pela Corporação à comunidade paranaense, na resolução de problemas na área rural, proporcionando uma melhor qualidade de vida e segurança ao homem do campo.

O CCPRC capacitou 230 militares estaduais de todas as unidades operacionais da PMPR (com a exceção das quatro unidades da capital), divididos em três ciclos de 100 horas-aulas cada. O primeiro ciclo iniciou-se em 26 de abril de 2022 e o terceiro e último ciclo encerrou-se na data de hoje.

Todos os militares estaduais passaram pela padronização de protocolos e procedimentos operacionais previstos no Projeto Patrulha Rural Comunitária 4.0, com disciplinas de abordagem policial, defesa pessoal, direção defensiva com viaturas de tração 4×4, interação comunitária e cadastro rural, policiamento ostensivo em ambiente rural, direitos humanos, atendimento a pessoas em condição de vulnerabilidade, doutrina de patrulha rural, ações de combate aos crimes violentos contra o patrimônio, legislação ambiental aplicada e sobrevivência policial.

Além disso, os militares estaduais foram habilitados para utilização da carabina calibre 5,56 x 45mm, Sistema Mobile PMPR e APHC (MARC1), bem como tiveram palestras com técnicos do Grupo Toyota do Brasil e da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR).

Cabe ressaltar que um dos pilares do Projeto é a interação entre Polícia Militar do Paraná e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Sistema SENAR/FAEP), no sentido de aproximar, incentivar e desenvolver no homem do campo, ações no sentido de minimizar as oportunidades para que o crime em ambiente rural ocorra.

Um dos frutos desta parceria é Cartilha Segurança Rural que está disponível para download do site da PMPR:

 https://www.pmpr.pr.gov.br/Pagina/Patrulha-Rural-Comunitaria  

 

Polícia Militar do Paraná: Nós Fazemos a Diferença.

 

Autorizado pelo Cap. QOPM, Íncare Correa de Jesus, Coordenador do Curso de Patrulha Rural Comunitária- SUBCG.

Fonte: Polícia Militar do Paraná

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS