Deputados aprovam PEC com mudanças na previdência dos servidores estaduais do Paraná

Os deputados estaduais do Paraná aprovaram na tarde desta quarta-feira (4) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê mudanças na previdência dos servidores com emendas. A sessão está sendo realizada na Ópera de Arame, em Curitiba.

A proposta foi aprovado por 43 votos a 9. O projeto deve ter a votação em segundo turno e da redação final ainda nesta quarta. Veja no fim da reportagem como votou cada deputado.

No projeto, que foi apresentado pelo Governo do Estado, consta o aumento da alíquota na contribuição dos servidores, de 11% para 14%, além do estabelecimento de idade mínima de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres se aposentarem.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano (PSDB), a mudança de local foi devido ao “momento crítico”. Na terça (3), servidores invadiram o prédio da Alep e ocuparam as galerias. Eles deixaram o local na tarde desta quarta.

A sessão ordinária desta quarta começou às 14h30. Após a aprovação da realização das sessões extraordinárias e uma discussão sobre a legalidade da votação da PEC em três turnos no mesmo dia, os deputados usaram a tribuna até por volta das 18h.

Somente deputados, servidores da Casa e jornalistas puderam entrar na Ópera de Arame, que estava cercada e protegida por 800 policiais.

Deputados de oposição entraram na Justiça contra a votação da PEC em sessões seguidas no mesmo dia. Segundo a oposição, por mexer no texto da Constituição a proposta deve ter tramitação diferente, com intervalo de cinco sessões entre uma votação e outra.

Veja como votou cada deputado em 1º turno:

Favoráveis

Contrários

Ausente

Não vota

Fonte: G1 Paraná – Norte e Noroeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *