Dia D Estadual de Multivacinação mobiliza milhares de paranaenses neste sábado | Giro de Notícia

Dia D Estadual de Multivacinação mobiliza milhares de paranaenses neste sábado

banner principal
Dia D Estadual de Multivacinação mobiliza milhares de paranaenses neste sábado Foto: Roberto Dziura Jr/ AEN

Milhares de paranaenses aderiram ao Dia D Estadual de Multivacinação e movimentam as unidades de atendimento neste sábado, 10 de maio. Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), a mobilização estadual tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e reforçar a imunidade da população. A ação iniciou 8h da manhã com a abertura de 1.543 salas de vacinação em todo o Estado. A meta é aplicar cerca de 300 mil doses em todas as faixas etárias.

Os números da vacinação estão sendo computados e o balanço deverá ser divulgado na próxima semana.

A vacina contra a gripe (Influenza), que até então era destinada apenas aos grupos prioritários, passou a ser ofertada à população geral com mais de seis meses de idade, como estratégia para elevar os índices de cobertura vacinal. De acordo com o Vacinômetro Nacional, no Paraná a cobertura entre gestantes, crianças e idosos está em 25,24%. O Estado já distribuiu aos municípios 3.768.000 doses da vacina e aproximadamente 2,5 milhões ainda precisam ser aplicadas.

A senhora Eni Nunes, de 68 anos, aproveitou o sábado para receber o imunizante na unidade de saúde de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. “Tomo a vacina da gripe todo ano. Se tem a vacina é para prevenir, então que as pessoas venham tomar porque é uma prevenção”, disse ela.

Além da Influenza, também são ofertadas as vacinas contra a Covid-19, febre amarela, sarampo e demais imunizantes estabelecidos no calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Ao todo, 11.825 profissionais da saúde estão mobilizados para a atualização da caderneta vacinal de crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e puérperas.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, acompanhou de perto a mobilização na Unidade Básica de Saúde Alvorada, em Londrina, no Norte do Estado. “O Dia D acontece até o final da tarde em todo o Paraná, e por isso convocamos os paranaenses para que compareçam. Queremos usar todas as vacinas que temos disponíveis e proteger ainda mais toda nossa gente”, afirmou.

Em Curitiba, o diretor-geral da Sesa, César Neves, esteve presente na Unidade de Saúde Iracema, em Curitiba, acompanhado do prefeito Eduardo Pimentel. “É importante a conscientização da população para se vacinar. A vacina é a salva-vidas, e vacina é saúde”, afirmou o refeito. “É muito importante a integração que estamos tendo aqui, a saúde pública municipal, estadual e federal. As três esferas de governo trabalhando muito para a gente trazer saúde pública para a população”, disse Pimentel. 

Na Região Metropolitana, o diretor César  Neves também acompanhou as ações no município de Colombo. “Vacinar é um ato de amor. Não podemos permitir que voltem doenças que já foram erradicadas no Brasil, pelo controle feito na vacinação”, disse .

Ficamos muito felizes em  ter esse momento e que isso fortaleça, marque e conduza o município, Estado e o país pela busca de índices ideais de cobertura vacinal para nossa população”, disse o prefeito da cidade, Helder Lazarotto.

As agendas de Curitiba e Colombo contaram, ainda, com a presença do diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Eder Gatti, que reforçou o apoio do Governo Federal à estratégia estadual de intensificação vacinal.

“Trabalhamos juntos. O SUS acontece nessa parceria, e hoje estamos aqui dando essa demonstração no dia D de vacinação, uma mobilização acontecendo para chamar a população para ser vacinada e trabalhando junto. O Governo Federal, o Governo do Paraná e os municípios trabalhando junto para fazer a saúde acontecer”, afirmou.

COVID-19 – A vacinação contra a Covid-19 seguiu os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Foram aplicadas doses da Pfizer baby (crianças menores de 5 anos), Pfizer pediátrica (crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou não vacinadas) e do imunizante Moderna (para pessoas a partir dos 12 anos pertencentes aos grupos prioritários ou não vacinadas anteriormente).

Também foi aplicada a vacina contra a dengue em adolescentes de 10 a 14 anos residentes nas regionais de saúde de Paranaguá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Londrina, Toledo e Ivaiporã.

Já a vacina contra o HPV, tradicionalmente indicada para meninos e meninas de 9 a 14 anos, foi ofertada, de forma excepcional e temporária, também para adolescentes de 15 a 19 anos em dose única.

A ação conta com o apoio de diversas instituições parceiras, como a Secretaria de Estado da Educação (Seed), Associação das Associações e Consórcios Municipais de Saúde (Acispar), Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Associação Comercial do Paraná (ACP), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PR), APAEs, escolas, creches, entidades religiosas, Sistema S, cooperativas, conselhos profissionais e entidades de classe.

Fonte: Agencia Estadual de Noticias

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS