EQUIPES DA 5ª CIPM REALIZAM OPERAÇÕES DE SATURAÇÃO E BLOQUEIO DE TRÂNSITO EM ALUSÃO AOS 165 ANOS DA PMPR

No final da tarde do dia 16 de agosto de 2019, após uma Análise Criminal realizada pelo Comandante da 5ª CIPM, Major QOPM Elisvaldo Balbino dos Santos, iniciou-se operações simultâneas de saturação e bloqueio de trânsito, as quais tiveram a finalidade de prevenir os mais diversos delitos na cidade de Cianorte, além de conscientizar os motoristas e reduzir os acidentes.

Tal ação ocorreu por determinação do Comandante da Unidade e faz parte da programação das comemorações dos 165 anos da PMPR, contando com mais de 30 (trinta) policiais pertencentes aos efetivos da ROTAM, CANIL, RPA, TRÂNSITO, DISTRITOS e ADMINISTRATIVO.

Enquanto as guarnições realizavam as abordagens, conforme aplicações direcionadas aos locais com maior incidência de delitos, um efetivo desempenhou fiscalizações de trânsito em pontos específicos da cidade.

Até o fechamento da operação foram abordados pelas equipes que realizavam a saturação nos bairros: 10 (dez) carros, 12 (doze) motocicletas, 07 (sete) bares, 70 (setenta) homens e 08 (oito) mulheres. Além disso, um homem de 34 anos de idade foi preso, pelo crime de tráfico de drogas, após uma abordagem ao seu bar, situado no Jardim Cassidori. Tal estabelecimento comercial contava com algumas denúncias de que o seu proprietário comercializava drogas e que as escondia num local próximo. Diante dos fortes indícios da prática da ilicitude, foi acionada a equipe do CANIL que, por meio do seu cão de faro “Thor”, localizou, em meio a lajotas, duas porções de substância análoga a maconha e, próximo a um muro e enterrada, outra porção maior da mesma droga. Além da maconha, foi apreendida a quantia de R$ 283,00 em notas diversas. Diante de todo o exposto, o cidadão foi conduzido para a 21ª SDP para as providências cabíveis.

Em relação aos bloqueios de trânsito, tais operações tiveram como objetivo sensibilizar pedestres, condutores e passageiros de veículos, sobre a necessidade e a importância de prevenção de acidentes, além de reduzir tal incidência, incentivar a mudança de comportamento e atitudes em relação ao convívio com os demais envolvidos no uso das vias públicas. As ações foram realizadas na Avenida Pernambuco e no Largo Concórdia. Foram avistados transitando pelas referidas vias aproximadamente 145 (cento e quarenta e cinco) automóveis, além de 30 (trinta) motocicletas. Destes, 84 (oitenta e quatro) carros e 08 (oito) motos foram abordados, estimando-se um total de 135 (centro e trinta e cinco) pessoas, 87 (oitenta e sete) homens e 48 (quarenta e oito) mulheres. Na ocasião, foram verificadas as documentações dos respectivos motoristas e veículos. Dos automóveis abordados, 07 (sete) condutores de carros e 02 (dois) de motocicletas foram autuados, totalizando 10 (dez) Autos de Infração de Trânsito, por infringência a vários artigos do CTB “Código de Trânsito Brasileiro”, quais sejam:

  • Art. 162, inciso I: dirigir veículo sem possuir CNH, Permissão Para Dirigir, ou ACC;
  • Art. 162, inciso II: dirigir veículo com CNH, Permissão Para Dirigir ou ACC com suspensão do direito de dirigir;
  • Art. 162, inciso V: dirigir veículo com validade da CNH/PPD vencida há mais de 30 dias;
  • Art. 164 c/c 162, inciso I: permitir posse/condução do veículo a pessoa sem CNH ou PPD.

Ao todo, 03 (três) automóveis, 01 (uma) motoneta e 01 (uma) motocicleta foram apreendidos e recolhidos ao pátio da 5ª CIPM por apresentarem irregularidades.

Por derradeiro, cabe enfatizar mais uma vez a importância da participação da comunidade e o empenho dos militares para os resultados obtidos, pois não foram registradas ocorrências de vulto durante as operações. Denúncias e informações podem ser repassadas pelos telefones 190 e 181, ou diretamente aos policiais, sendo garantido total anonimato para o cidadão.

Comunicação Social da 5ª CIPM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *