Estado desloca patrulha do Cibax para readequar acessos ao Frigorífico Astra, em Cruzeiro do Oeste | Giro de Notícia

Estado desloca patrulha do Cibax para readequar acessos ao Frigorífico Astra, em Cruzeiro do Oeste

banner principal

Um dos locais mais atingidos pelas fortes chuvas que caíram na noite desta quarta-feira (11), em Cruzeiro do Oeste, município que fica a 28 quilômetros de Umuarama, foi a rua Peabiru, que dá acesso ao Frigorífico Astra.

Uma galeria não suportou o volume de água e acabou rompendo provocando uma erosão que consumiu parte do acesso formando uma grande cratera. Uma outra galeria, que fica alguns metros à frente, acabou também sendo danificada.

Por conta da interdição da via principal, dois acessos secundários foram viabilizados às pressas para a entrada e saída de caminhões para evitar que a empresa tenha que interromper a produção de proteína animal.

Nesta manhã de quinta-feira (12), uma reunião realizada no frigorífico com a participação da prefeitura de Cruzeiro do Oeste e de representantes do governo do Estado, definiu um plano emergencial de ação para recuperar os estragos e evitar que a empresa, que emprega 1100 funcionários e abate mais de 600 de bois por dia, tenha que interromper os trabalhos.

“A prefeita [Helena Bertoco] está aqui e já acionamos o secretário de agricultura, Norberto Ortigara, para ver tudo o que precisa ser feito nesta urgência. O governo do Estado está dando todo o apoio”, afirmou proprietário do frigorífico, Jeremias Silva Junior.

Ao todo cerca de 70 caminhões passam pelo acesso principal da empresa por dia. Com isso foi necessário viabilizar dois acessos  secundários, um deles por uma estrada de chão que dá acesso à Três Marco e, o segundo, em uma estrada próximo à Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (PECO). No entanto, as duas estradas necessitam de melhorias para poderem ser usadas.

Segundo a prefeita Helena Bertoco, o governo municipal conseguiu junto ao governo do Estado, o remanejamento de uma patrulha, formada por vários equipamentos, através do CIBAX (Consórcio Intermunicipal para Conservação da Biodiversidade da Bacia dos Rios Xambrê e Piquiri).

“Vamos fazer um paliativo, mas o recurso é grande, é um dinheiro que o município não dispõe. Através do secretário de Agricultura conseguimos a viabilização de uma patrulha do Consócio e todos os equipamentos, máquinas e caminhões para vir para Cruzeiro do Oeste para que possamos socorrer de imediato. Mas já temos projetos protocolados na área de infraestrutura junto ao governo do Estado esperando a liberação para que outras obras nesta área de drenagem sejam concretizadas”, destacou.

Ainda de acordo com a prefeita, a recuperação total do acesso principal da empresa deve ser finalizada em quatro ou cinco meses. “Acredito que vai ser preciso fazer alguns projetos de contenção numa área ambiental que desce desde o Jardim Brasil até a Penitenciária”, pontuou.

Patrulha do Cibax

A patrulha viabilizada através do Consórcio Intermunicipal para Conservação da Biodiversidade da Bacia dos Rios Xambrê e Piquiri, tinha previsão para chegar ao município no fim da tarde desta quinta-feira.

Formado por três caminhões, além de motoniveladora, trator de esteira, escavadeira hidráulica, pá carregadeira e rolo compactador, a patrulha deve permanecer em Cruzeiro do Oeste até que as obras de readequação dos acessos da empresa sejam finalizadas. Outros locais da cidade também poderão ser atendidos, de acordo com a necessidade.

O chefe da regional do núcleo da Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento), José Antônio Andrade Duarte, afirma que o governo do Estado está dando todo o apoio necessário para o trabalho de recuperação do acesso principal e, também, de readequação dos dois acessos secundários para evitar que a empresa atenha que interromper a produção.

“Viemos pela manhã e olhamos as áreas afetadas. Fizemos um relatório circunstanciado das áreas junto com a prefeita e seus secretários. Já encaminhamos esse relatório para o governo do Estado e já estamos tomando as medidas devidas”, conta.

Frigorífico Astra

O Frigorífico Astra é o maior do Paraná. Atualmente abate 600 cabeças de boi por dia e emprega cerca 1100 funcionários. Além de comercializar em todo o país, também exporta para mais de 30 países em todo mundo.

Fundado em 1994, em Cruzeiro do Oeste, a empresa trabalha com a fabricação de carnes de vários tipos, entre elas, cortes bovinos, grill e precoce.

O frigorífico é a maior empregadora do município e uma das empresas que mais geram renda para a economia da cidade.

Fonte: OBemdito

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS