Estado lança projeto de mestrado exclusivo para servidores públicos | Giro de Notícia

Estado lança projeto de mestrado exclusivo para servidores públicos

banner principal
Paraná lança projeto de mestrado exclusivo para servidores públicos Foto: Durval Ramos/SEFA

O Governo do Paraná lançou nesta terça-feira (22) um projeto-piloto de capacitação de servidores efetivos e comissionados com a criação de cursos de mestrado e pós-graduação exclusivos voltados para a gestão pública. A proposta é oferecer desenvolvimento profissional e técnico para estimular a produção científica e a modernização da administração.

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) é a primeira a participar da iniciativa com o programa de mestrado em Economia ofertado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ao todo, são 25 vagas exclusivas para servidores da pasta e da Receita Estadual, que acompanharão as aulas em formato híbrido em conexão direta com a instituição e seus professores.

NOVAS MENTES – E foi essa busca por novas ideias e por uma “oxigenação do serviço público” que motivou a criação desse projeto-piloto que, de acordo com o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, deve ser expandido para outras áreas do governo estadual em breve.

ESCOLHA ESTRATÉGICA – A escolha da Sefa para iniciar o programa não foi por acaso. A partir da Diretoria do Tesouro (DTE) e da Escola Fazendária (EFAZ), a secretaria foi uma das idealizadoras do projeto ao lado da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da própria UEPG. Além disso, o próprio caráter técnico da secretaria colaborou para fazer dela a estreante do projeto – como explica o diretor-adjunto do Tesouro Estadual, João Marques.

Segundo ele, como uma ciência aplicada, a Economia oferece ferramentas indispensáveis para a análise de cenários macroeconômicos, avaliação de impactos fiscais, projeção de receitas e despesas, modelagem de políticas tributárias e financeiras – além da compreensão dos efeitos das decisões econômicas nos diversos níveis de governo.

Para isso, os servidores terão as mesmas 360 horas de aula que os alunos de um mestrado tradicional, com direito a disciplinas como Econometria, Microeconomia e Macroeconomia, além de Métodos Quantitativos. A diferença é que o programa traz a sala de aula para dentro do ambiente da secretaria, facilitando o acesso às aulas e as encaixando à rotina do dia a dia.

ESTÍMULO À PESQUISA – Embora a capacitação contínua dos servidores seja algo que traz benefícios diretos à gestão pública, a internalização dos programas de mestrado oferecidos pelo Paraná visa também estimular a pesquisa da própria comunidade acadêmica — ou seja, para os alunos regulares. Com isso, espera-se a criação de inovações que tornem o Estado ainda mais eficiente.

No caso da pós-graduação em Economia, a Sefa vai subsidiar cinco bolsas para que os alunos que venham a ingressar no mestrado da UEPG desenvolvam suas pesquisas na área de finanças públicas. Dessa forma, a secretaria capacita o seu quadro enquanto fomenta o interesse em outros estudantes e pesquisadores a desbravar as finanças públicas estaduais.

Além desse incentivo, o mestrado pode servir de trampolim para novas oportunidades acadêmicas, como a de um doutorado profissional também em Economia. Nesse caso, o Governo do Paraná está articulando uma parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) para garantir essa ponte nos estudos e nas pesquisas na área em 2026.

A aula inaugural da primeira turma de mestrado aconteceu nesta terça-feira e contou com uma apresentação do projeto como um todo, além da própria ementa do programa para os novos alunos.

Fonte: Agencia Estadual de Noticias

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS