Famílias alugam casas no PR, fazem mudança, mas descobrem que caíram em golpe de grupo que clonava chaves de imobiliárias

Golpistas clonaram chaves de imobiliárias e alugaram imóveis por preços abaixo do mercado em Cascavel, no oeste do Paraná. Algumas famílias caíram no golpe e chegaram a se mudar antes de descobrir que se tratava de uma fraude.
Segundo a Polícia Civil (PC-PR), mais de dez boletins de ocorrência foram registrados.
De acordo com as imobiliárias, que também foram vítimas, os criminosos pedem as chaves para visitar os imóveis, fazem cópias e depois anunciam os locais em grupos nas redes sociais como se fossem os proprietários.
Os locatários que caem no esquema pagam o aluguel antecipado via Pix, mudam-se para a casa e só percebem o golpe quando o verdadeiro dono ou a imobiliária descobrem a situação. Em alguns casos, o valor cobrado foi de R$ 1,5 mil.
O g1 procurou a Meta, dona da rede social onde os anúncios foram feitos, para comentar a presença de postagens fraudulentas na plataforma, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.
Três empresas ouvidas pelo g1 relataram pelo menos 10 vítimas.
Segundo Joceli Gazola, coordenadora da imobiliária Porto Seguro, uma mulher, com ajuda do irmão, aplicou o mesmo golpe cinco vezes em uma única casa. A PC-PR não divulgou a identidade dos suspeitos.
A ação de uma suspeita foi filmada por câmera de segurança. Ela chega na imobiliária e faz a retirada das chaves para uma suposta visita.
“Ela emprestou a chave, deixou o documento original na imobiliária, ficou cerca de duas horas com ela e devolveu. Isso sempre foi comum, nunca tínhamos passado por isso em 15 anos”, afirma Joceli.
Fonte: Por Mayala Fernandes, g1 PR — Cascavel