Hospital da Polícia Militar recebe novo comandante e homenageia profissionais da saúde em solenidade na Capital do estado | Giro de Notícia

Hospital da Polícia Militar recebe novo comandante e homenageia profissionais da saúde em solenidade na Capital do estado

banner principal

 

O Hospital da Polícia Militar (HPM) recebeu, na manhã desta terça-feira (18/02), o novo Comandante da Unidade. Na ocasião o tenente-coronel médico Domingos Candiota Chula passou a função ao tenente-coronel bioquímico Mario Ricardo do Amaral. Durante a solenidade, que aconteceu no Salão Nobre do Quartel do Comando-Geral da PM, em Curitiba, também contou com a entrega de medalha e de Carta Patente.

 

Para o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos, essa é uma mudança natural que reforça um alinhamento entre o Comando e a Diretoria de Saúde. “Temos vários projetos em andamento que trarão melhorias para o Hospital da PM e sem dúvida esse será um ano de colher resultados. Nosso alinhamento é o compromisso de tratar o policial militar e sua família com amor e carinho, lembrando que aquele que cuida dos outros também precisa se cuidar”, disse.

 

De acordo com o Diretor de Saúde da Polícia Militar, coronel Mauro Fernando Kurten Ihlenfeld, a capacitação do tenente-coronel Ricardo foi um dos motivos no momento de escolher o novo Comandante do HPM. “Ele está fazendo uma pós-graduação na área de administração hospitalar, na Fundação Getúlio Vargas, portanto ele é altamente qualificado e ele desejou e construiu a sua carreira com esse objetivo”, disse.

 

“Esse ano, já estamos vindo com uma ideia de implantar planejamento estratégico dentro do hospital, que isso é muito importante o planejamento para curto, médio e longo prazo, para sabermos qual norte devemos tomar”, disse o Comandante substituto, tenente-coronel Ricardo. “Nós dependemos de muitos fatores externos, mas pretendemos transformar o HPM em um hospital semelhante aos renomados, na questão da qualidade total e futuramente talvez uma creditação nos sistemas de honra, que são instituições que credenciam hospitais para uma qualidade total”, complementou.

 

Já para o tenente-coronel Domingos, que deixa o cargo de Comandante para exercer a função de Diretor Clínico do HPM, foram dois anos e cinco meses de aprendizado à frente do hospital. “Tentamos da melhor forma possível e procurei apoiar as minhas decisões no bom sendo e, principalmente, em três virtudes que julgo serem importantes em um líder: curiosidade, humildade e gratidão. Curiosidade para aprender e aprimorar, humildade para reconhecer e aceitar e gratidão por cada dia que tive a oportunidade de lutar ao lado de pessoas tão valorosas”, disse.

 

Ainda de acordo com o tenente-coronel Domingos, o Hospital da Polícia Militar realiza mais de 500 mil atendimentos e procedimentos anualmente, são, entorno de 70 mil consultas, sendo 20 mil no Pronto Atendimento. Apenas em 2019 foram feitas mais de 1,2 mil cirurgias e 240 mil exames laboratoriais, além de mais de 10 mil sessões de fisioterapias. O HPM conta com mais de 140 contratos administrativos firmados junto à Secretaria de Estado da Segurança Pública, para serviços médico-hospitalares realizados por diversos prestadores credenciados.

 

HOMENAGENS – Diversos policiais militares da área de saúde e civis que trabalham no HPM foram agraciados com a medalha “Sentinelas da Saúde”, que foi criada para homenagear aqueles que contribuíram para o desenvolvimento e auxiliam de forma indispensável o Hospital da Polícia Militar do estado do Paraná.

 

Uma das civis homenageadas foi a enfermeira Jane da Costa Testoni, que está há oito anos no HPM e há cinco responde pela Gerência de enfermagem do hospital. “Me sinto muito orgulhosa em receber essa homenagem, em forma de respeito pelo nosso trabalho e pela doação que fazemos pelo hospital para que os pacientes sejam atendidos, é uma forma de reconhecimento e valorização que nos deixa muito feliz”, disse.

 

Há mais de 12 anos no HPM, a auxiliar de enfermagem Amélia Gomes disse que se sentou gratificada ao receber a medalha. “Considero o HPM a minha primeira casa, pois é lá que eu encontro as minhas crianças, que eu amo muito, e eu amo cuidar das pessoas. Agradeço muito por essa homenagem e espero continuar por mais alguns anos fazendo o que amo em um lugar que é tão importante para mim”, finalizou.

 

Oficiais da saúde também receberam as suas cartas patente, onde se confirma o gozo das honras, direitos, regalias e vantagens inerentes ao posto. Todas essas homenagens foram feitas, também, em comemoração aos 62 anos do HPM.

 

Além do Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos, também estiveram presentes o Secretário de Estado do Planejamento e Projetos, Valdemar Bernardo Jorge; o Corregedor Geral da PM, coronel Willian Kuczynski; o Chefe de Farmácia do HPM, coronel bioquímico Mario Ricardo Amaral, o comandante do Colégio da Polícia Militar, major Anderson Mendes de Araújo e o Comandante do BOPE, major Marcio Antônio Machado Pereira.

Fonte: Polícia Militar do Paraná

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS