Inscrições para o Encceja 2022 abrem hoje (24) | Giro de Notícia

Inscrições para o Encceja 2022 abrem hoje (24)

banner principal

Exame é voltado para jovens e adultos que desejam concluir o ensino fundamental ou médio.

As inscrições para a edição de 2022 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) abrem nesta terça-feira, 24 de maio. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 4 de junho.

Durante a inscrição, o sistema exigirá o CPF e documento de identidade do participante. Deve ser preenchido os dados pessoais atualizados, incluindo telefone e e-mail, e a cidade onde deseja realizar a prova – são mais de 600 opções.

Faça aqui sua inscrição no Encceja 2022

Quem pode fazer o Encceja 2022

Encceja 2022 é voltado para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio em idade escolar e pretendem obter o certificado de conclusão. Há uma idade mínima para cada prova.

Ensino fundamental: para brasileiros com pelo menos 15 anos completos até o dia 28 de agosto

Ensino médio: para brasileiros com pelo menos 18 anos completos até o dia 28 de agosto

Provas

As provas do Encceja 2022 serão aplicadas no dia 28 de agosto, um domingo, das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30. Os participantes responderão quatro provas objetivas e uma prova de redação.

As disciplinas mudam de acordo com o nível de ensino (fundamental ou médio) e as provas são distribuídas pelos dois turnos. São duas provas por turno, cada uma delas com 30 questões objetivas. A redação é aplicada à tarde.

ENSINO FUNDAMENTAL

MATUTINOCiências Naturais e Matemática 60 QUESTÕES (30 cada)
VESPERTINOLíngua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia60 QUESTÕES (30 cada)

ENSINO MÉDIO

MATUTINOCiências da Natureza e Matemática60 QUESTÕES (30 cada)
VESPERTINORedação e Linguagens e Códigos; e Ciências Humanas60 QUESTÕES (30 cada)

Resultado

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não divulgou a data do resultado do Encceja 2022.

Para ser aprovado e conseguir o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio é preciso tirar, pelo menos, 100 pontos em cada uma das provas objetivas e 5 pontos ou mais na redação.

O certificado deverá ser solicitado nas Secretarias de Educação e institutos federais conveniados ao Inep.

O que estudar para o Encceja 2022

O conteúdo que cai nas provas do Encceja consta no Livro do Estudante, material elaborado pelo Inep. O participante também pode estudar por meio de provas anteriores do Encceja e videoaulas no YouTube.

Saiba o que estudar para o Encceja

Mais informações no Edital do Encceja 2022.

Crédito da Imagem: Arte MEC

Fonte: uol.com.br

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS