Mitra Diocesana fala sobre abertura do processo de canonização do padre José Carlos Parra Pires | Giro de Notícia

Mitra Diocesana fala sobre abertura do processo de canonização do padre José Carlos Parra Pires

banner principal

A Mitra Diocesana de Umuarama realizou uma coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira, 9, para falar da abertura do processo de canonização do padre José Carlos Parra Pires.

Ele atuou na paróquia de Alto Piquiri na década de 1980 e é considerado um santo pelos fiéis que acompanharam de perto seu trabalho como homem de Deus.

A coletiva foi aberta pelo bispo de Umuarama, Dom Frei João Mamede Filho. “Não fomos nós do clero da igreja católica que pediu a canonização do padre e sim os fiéis do padre José Carlos, que acompanharam seu trabalho e sempre vinham a mim dizendo que ele era um santo”, disse o bispo.

Ele afirmou que na capelinha construída na estrada onde o padre sofreu o acidente tem até o dia mensal de comemoração à sua vida e de todo o legado que ele deixou. “Então esse pedido vem do povo, que experimentou sua intercessão”.

Em seguida, fez uso da palavra o Dr. Paolo Vilota, postulador do Vaticano e que veio de Roma/Itália especialmente para participar da abertura do processo,

“Este trabalho já começou há bastante tempo e hoje vamos iniciar mais uma das atas da causa, que é a abertura do inquérito diocesano sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade do servo de Deus, padre José Carlos. E a finalidade deste inquérito é a verdade, então nós começamos um caminho e todas as pessoas envolvidas podem ajudar neste caminho, pois estamos na primeira fase”.

O postulador afirmou ainda que já foi nomeado um tribunal e uma comissão de peritos historiadores, que vai trabalhar sobre os documentos e toda a vida do servo de Deus. “É uma pesquisa bastante rigorosa”.

O padre Fernandes Lucena, que está à frente dos trabalhos também se pronunciou. “Estão sendo dias de profunda riqueza de um trabalho que já teve início desde 2004, quando assumimos a paroquia no Panorama, onde vivia a mãe do padre José Carlos. E conversando com as pessoas fui fazendo tomando algumas iniciativas pela busca da memória do padre, como objetos pessoais que a mãe tinha e o legado deixado por ele. E hoje demos mais um passo, que é abertura do inquérito para a sua beatificação e canonização. Então, é um caminho longo e, se for da vontade de Deus, vai ganhando forma.

Também participaram da coletiva o giácomo Antonio Marcos, presidente da Associação Padre José Carlos Parra Pires; e Valdeci Aparecido Morotti, secretário da Associação Padre José Carlos Parra Pires.

A abertura do inquérito diocesano sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade do servo de Deus, Padre José Carlos Parra Pires, será na Igreja Catedral, nesta terça-feira, às 18hs. Em seguida haverá uma missão de Ação de Graças em homenagem ao padre.

Acompanhe aqui.

Fonte: OBemdito

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS