OPERAÇÃO RELIZADA PELA 5ª CIPM EM ALUSÃO AOS 165 ANOS DA PMPR RESULTA NA PRISÃO DE SEIS PESSOAS

Em continuidade às operações realizadas na última semana em alusão ao Aniversário de 165 anos da PMPR, a 5ª Companhia Independente de Polícia Militar, realizou no final da tarde do dia 23 de agosto de 2019, operações simultâneas de saturação e bloqueio de trânsito.

As operações tiveram a finalidade de prevenir delitos de diversas naturezas nas cidades pertencentes a Unidade, bem como orientar condutores e passageiros de veículos a fim de reduzir acidentes de trânsito.

A ação contou com mais de 30 (trinta) policiais pertencentes aos efetivos da ROTAM, ROCAM, RPA, TRÂNSITO, DISTRITOS e ADMINISTRATIVO, e o emprego das guarnições se deu com base em informações obtidas pela análise criminal realizada na unidade. Concomitante às abordagens realizadas em locais com maior incidência de delitos, parte do efetivo desempenhou bloqueios e fiscalizações de trânsitos em pontos específicos do município de Cianorte.

Ao término da operação, foram abordados 02 (dois) bares, 25 (vinte e cinco) automóveis, 22 (vinte e duas) motocicletas, 116 (cento e dezesseis) pessoas, sendo 77 (setenta e sete) homens e 39 (trinta e nove) mulheres.

As abordagens resultaram na prisão de 3 (três) pessoas por tráfico de drogas e 1 (um) adolescente apreendido na cidade de Terra Boa. A equipe ROTAM estava em patrulhamento quando avistou os 04 (quatro) indivíduos em atitude suspeita. Na busca pessoal foram localizadas 2 (duas) porções de substância análoga à maconha com cada um dos maiores de idade, momento em que o adolescente informou que estaria comercializando o entorpecente e que teria mais em sua residência. Na casa do adolescente foram localizadas 15 (quinze) porções embaladas para venda e uma porção maior, totalizando 314 (trezentos e quatorze) gramas. Diante do exposto, os 4 (quatro) indivíduos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Terra Boa para as providências necessárias.

Também foram cumpridos 2 (dois) mandados judiciais com as operações realizadas em Cianorte e Japurá. Na cidade de Cianorte, durante patrulhamento preventivo e ostensivo na Rua Faisão, a equipe visualizou um grupo de pessoas e, dentre eles, uma mulher que demonstrou nervosismo com a presença policial. Após abordagem e consulta documental, foi constatado um Mandado de Prisão em aberto à cidadã pelos crimes de tráfico de drogas e associação para tal delito. No município de Japurá, as equipes também realizavam patrulhamento pelas vias, quando observaram um cidadão próximo a uma motocicleta que demonstrou bastante incômodo com a proximidade das viaturas. Diante da situação, foi realizada a abordagem do homem, sendo constatado um Mandado de Prisão em seu desfavor por falta de pagamento de pensão alimentícia. Aos 2 (dois) cidadãos foi dada voz de prisão e encaminhados à 21ª SDP para as medidas cabíveis.

Ainda, com as ações de trânsito, 5 (cinco) veículos foram apreendidos e recolhidos ao pátio da 5ª CIPM, totalizando 08 (oito) autos de infração de trânsito por infringência a vários artigos do CTB (Código de Trânsito Brasileiro):

  • Art. 162, inciso I: Dirigir veículo sem possuir CNH, permissão para dirigir, ou ACC;
  • Art. 164 c/c 162, inciso I: Permitir posse/condução do veículo a pessoa sem CNH ou PPD;
  • Art. 168: Transportar crianças em veículo automotor sem observância das normas de segurança especiais;
  • Art. 230, inciso I: Conduzir veículo com o lacre, a inscrição do chassi, o selo, a placa ou qualquer outro elemento de identificação do veículo violado ou falsificado;
  • Art. 230, inciso V: Conduzir veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado.

Por fim, vale salientar que estas atividades têm sido realizadas constantemente pela unidade, objetivando coibir a prática criminal e promover a segurança da população.

Comunicação Social da 5ª CIPM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *