Palmeiras é campeão do Brasileirão; Santos sofre rebaixamento inédito | Giro de Notícia

Palmeiras é campeão do Brasileirão; Santos sofre rebaixamento inédito

banner principal
Abel Ferreira com a taça de campeão brasileiro — Foto: Marcos Ribolli

O Palmeiras sagrou-se campeão do Campeonato Brasileirão 2023 ao empatar com o Cruzeiro por 1 a 1, na noite desta quarta-feira (6), no Mineirão. Endrick abriu o placar e Nikão empatou para os mandantes. Com o resultado, o Palmeiras encerrou a disputa com 70 pontos. Foram 20 vitórias e dez empates ao longo de 38 rodadas. A equipe teve o maior número de gols pró (64) da competição.

O time teve uma campanha de recuperação e deu uma arrancada na reta final do Brasileirão. Com um elenco de alto nível, comandado pelo técnico Abel Ferreira, o Palmeiras contou com a juventude e o talento do atacante Endrick para escalar o topo. A atuação brilhante do craque de 17 anos na virada por 4 a 3 sobre o Botafogo, pela 31ª rodada, pontuou a guinada da equipe.

Na verdade, o Palmeiras engrenou na competição três rodadas antes. Foi na 28ª, quando derrotou o Coritiba por 2 a 0 fora de casa. Na sequência, goleou o São Paulo por 5 a 0 e superou o Bahia por 1 a 0, ambos no Allianz Parque. Apagou assim uma série de quatro derrotas consecutivas (nas 24ª, 25ª, 26ª e 27ª rodadas).

Num curto período de oito edições do Brasileirão, esse é o quarto título do Palmeiras. Ganhou ano passado e em 2016 e 2018. O clube é o recordista dessas conquistas, com 12 ao todo.

SANTOS CAI

Já o Santos protagonizou o maior vexame da sua linda e centenária história na noite desta quarta-feira (6). Depois de perder por 2 a 1 para o Fortaleza, na lotada Vila Belmiro, e ver Vasco e Bahia vencerem seus jogos, o Peixe foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro pela primeira vez.

O resultado foi o retrato do time durante toda a competição: uma equipe sem alma, sem organização, sem amor à camisa que o maior jogador de futebol de todos os tempos, cujo nome batiza a eatual dição do Campeonato Brasileiro,  com tanta maestria defendeu.

O inédito rebaixamento também deixa no ar um futuro que pode ser ainda pior em 2024, ano em que o time já não disputará a Copa do Brasil, uma das principais competições do país. Resta agora esperar a eleição do novo presidente, no sábado (9), reformular diretoria, comissão técnica, elenco e recomeçar do zero, para reconstruir a história do time que, um dia, encantou o planeta com a bola nos pés.

Fonte: Tásabendo

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS