PCPR e PMSP apreendem itens utilizados em golpe virtual contra vítima do Paraná

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) em ação conjunta com a Polícia Militar de São Paulo (PMSP), cumpriu cinco mandados de busca e apreensão durante uma operação contra um grupo investigado por estelionato digital. A ação aconteceu nesta terça-feira (13), em Suzano, no estado de São Paulo.
O golpe ocorreu em julho de 2025, quando a vítima, paranaense moradora de Mamborê, foi contatada via aplicativo de mensagem por um suposto representante de uma promoção premiada.
Por meio de manipulação emocional e ameaças jurídicas, ela foi induzida a realizar uma transferência bancária no valor de R$ 8 mil reais.
Segundo o delegado da PCPR Anderson Sérgio Romão, com base nas investigações, a equipe da PCPR identificou que a fraude havia sido praticada no estado de São Paulo.
Durante as buscas, foram apreendidos dois celulares um computador CPU e R$2,4 mil em espécie.
Os aparelhos estavam sendo usados para comunicações fraudulentas e possível cadastro de chips de diversas operadoras, o que indica a suspeita de outros crimes semelhantes. As investigações continuam para identificar e responsabilizar todos os envolvidos.
“Nós orientamos para que a população não forneça dados pessoais ou bancários por mensagens ou links suspeitos, desconfie de promessas de prêmios, sorteios ou dinheiro fácil e nunca realize transferências via PIX sem confirmar a veracidade da solicitação”, reforça o delegado.
Os celulares foram encaminhados à perícia. A PCPR segue em investigação.
DENÚNCIAS – A população ainda pode contribuir com investigações que estejam em andamento. Denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR, 181, do Disque-Denúncia ou (44) 33568-1341 e 99832-1618.
Se o crime estiver acontecendo neste momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.
