PCPR restitui aos reais proprietários 40 celulares recuperados em Apucarana | Giro de Notícia

PCPR restitui aos reais proprietários 40 celulares recuperados em Apucarana

banner principal
Foto: Gabrielle Licnveski/PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) restituiu nesta terça-feira (25) cerca de 40 celulares recuperados pelo projeto RecuperaCel em Apucarana, no Norte do Estado. Ao todo, 42 aparelhos foram localizados por meio de ações investigativas e foram entregues aos proprietários.

Conforme o delegado da PCPR Victor Hugo Torres, os dispositivos haviam sido subtraídos em ocorrências registradas no município entre 2023 e 2025.

Dois celulares já haviam sido entregues anteriormente. O projeto também ocorreu em delegacias subordinadas à 17ª Subdivisão Policial, com a entrega de oito aparelhos em Jandaia do Sul, seis em Ivaiporã e quatro em Faxinal.

Segundo o delegado, os aparelhos foram recuperados a partir de uma técnica investigativa implementada pela PCPR, inicialmente desenvolvida em Cascavel. Para a identificação de cada aparelho e de seu respectivo proprietário, foram analisadas as informações registradas nos boletins de ocorrência.

Por meio do número do IMEI, os policiais conseguiram individualizar cada celular e contatar as vítimas para que comparecessem aos eventos.

Para retirada, os proprietários foram intimados pela Polícia Civil (vítima ou noticiante do Boletim de Ocorrência) e compareceram na data agendada com documento de identificação para a retirada dos aparelhos.

A ação integra as medidas de segurança pública desenvolvidas em Apucarana e na região, alinhadas às atividades de repressão a crimes patrimoniais, tráfico de drogas e homicídios.

“A devolução dos celulares representa a recuperação de bens registrados em boletins de ocorrência e o encerramento de demandas apresentadas pelas vítimas”, diz.

ORIENTAÇÃO – A PCPR destaca que foi possível recuperar os celulares das vítimas que apresentaram o número do IMEI no momento da confecção do boletim de ocorrência (BO). Esse dado é essencial para o rastreamento dos aparelhos.

Por isso, a PCPR orienta que as vítimas que ainda não informaram o IMEI podem comparecer à delegacia para complementar o BO. Para aquelas que ainda não realizaram o registro da ocorrência, a orientação é comparecer à delegacia mais próxima para formalizar o registro. Em casos de furtos, a ocorrência pode ser registrada pelo site da PCPR.

O IMEI pode ser localizado na caixa do aparelho, na nota fiscal ou nos dados da conta do Google ou do IOS vinculada.

Fonte: Polícia Civil do Paraná

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS