Pesquisa do Ipardes vai mapear perfil de cuidadores de idosos em todo o Paraná

Uma pesquisa inédita vai traçar o perfil dos cuidadores de pessoas idosas no Paraná. O levantamento, que será realizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), vai ocorrer entre abril e agosto e tem como objetivo embasar novas políticas públicas para o setor. A projeção é visitar cerca de 60 mil domicílios e mais de 400 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em seis cidades-polo do Estado: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e Guarapuava.
A previsão é que os primeiros resultados do Perfil dos Cuidadores de Pessoas Idosas no Paraná (PCIP) sejam divulgados em novembro de 2026. O estudo conta com um investimento de R$ 7,5 milhões do Fundo Paraná de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Um dos focos da utilização desses dados é o aprimoramento da Bolsa Cuidador Familiar, que oferece auxílio mensal a familiares que cuidam de idosos com dependência ou alta fragilidade, e do Cadastro de Cuidadores Familiares, que depende mais da adesão da população.
O levantamento também vai ao encontro das projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que indicam um rápido envelhecimento populacional no Paraná. Atualmente, o Estado possui mais de 2 milhões de idosos (17,6% da população), e a tendência é que, até 2027, esse número supere o de jovens.
COMO VAI FUNCIONAR
A partir de abril, 80 representantes do Ipardes atuarão em campo. Os entrevistadores entrarão em contato com os responsáveis pelas instituições e domicílios para agendar as visitas.
Fonte: Agência Estadual de Notícias
