Pessoas com sintomas de covid-19 em Curitiba devem ligar para central atendimento | Giro de Notícia

Pessoas com sintomas de covid-19 em Curitiba devem ligar para central atendimento

banner principal

A Secretaria Municipal da Saúde emitiu um alerta para que as pessoas que apresentarem sintomas de doença respiratória em Curitiba liguem primeiro para a Central de Atendimento no telefone 3350-9000, das 8h às 20h, em funcionamento todos os dias da semana, antes de procurarem postos de saúde ou hospitais. 

A administração municipal ressalta que todos os pacientes com sintomas respiratórios que procuram atendimento são testados para a covid-19. No entanto, a testagem precisa ser feita no momento certo para que o exame detecte a possível presença do novo coronavírus, ou seja, entre o terceiro e o quinto dia do início dos sintomas.

Durante o atendimento por telefone, o profissional irá avaliar o caso suspeito de covid-19 e dar o encaminhamento correto para o paciente da capital. A recomendação é para que pacientes com sintomas leves evitem as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que são equipamentos destinados aos atendimentos de urgência e emergência. 

A central agenda os exames, faz as recomendações necessárias e ainda envia ao paciente o documento que comprova que ele deve fazer o isolamento. Essa declaração é usada para justificar a ausência no trabalho ou outro compromisso que a pessoa tenha.

De acordo com a secretaria, dados das nove UPAs de Curitiba, entre os dias 16 e 18 deste mês, mostram que os casos leves de pacientes com sintomas respiratórios são maioria entre os atendimentos. No dia 16, 52% dos pacientes que procuraram atendimento nas UPAs, com esses sintomas, eram casos leves. Nos dias 17 e 18, o índice subiu para 61%.

O levantamento mostra que todas essas pessoas poderiam ter sido atendidas pela central de atendimento da prefeitura de Curitiba e ter evitado filas, lotação e até o possível contágio para aqueles que não estavam de fato infectados pelo novo coronavírus.

Fonte: RIC Mais

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS