PF investiga recorrência de golpes contra clientes da Caixa Econômica Federal em Cascavel | Giro de Notícia

PF investiga recorrência de golpes contra clientes da Caixa Econômica Federal em Cascavel

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A Polícia Federal investiga a prática de golpe aplicado contra clientes da Caixa Econômica Federal em Cascavel, no oeste do Paraná. O golpista entra em contato com o cliente se passando por um servidor do banco para pegar os dados do correntista.

O delegado Everton de Oliveira Manso detalha que o golpista liga dizendo que foram realizadas compras com o cartão da vítima. Quando o cliente nega, o golpista diz que o cartão foi clonado e pede as informações para realizar o bloqueio.

A vítima acaba passando todos os dados para os criminosos, inclusive os três números que ficam no verso do cartão.

Em Cascavel, seis pessoas registraram boletins de ocorrência, segundo a polícia, elas perderam até R$ 12 mil cada.

Segundo a Polícia Federal, em alguns casos, os golpistas avisam, durante a ligação, que vão mandar um policial ou servidor do banco recolher o cartão do cliente.

A Polícia Federal pede que as pessoas não forneçam informações bancários por telefone, e que o cliente entre em contato com o banco se tiver dúvidas ou desconfiar da situação. É importante denunciar.

“Mesmo que não tenha ocorrido a prática do crime, houve a tentativa e, só a tentativa, já é crime. No momento da denúncia, é importante ter algum dado relevante, como o número de telefone utilizado pelo golpista,placa do veículo e, se possível, alguma imagem da pessoa. Isso vai facilitar muito a investigação”, afirmou o delegado Everton Manso.

A Caixa Econômica Federal informa que não recolhe cartões bancários de seus clientes, mesmo que inutilizados. Também não pede que o cliente transfira valores a terceiros, informe ou digite senhas.

O banco orienta que os clientes desconfiem de ligações oferecendo motoboy para buscar o cartão na residência e não forneçam nenhuma informação.

Caso o cliente desconfie de alguma ligação, a recomendação é desligar o telefone, procurar o gerente na agência ou retornar para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) pelo telefone 0800 726 01 01.

Dados de senhas e cartões são pessoais e intransferíveis.

Assista aos vídeos do G1 Paraná

Fonte: G1 Paraná – Norte e Noroeste

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