Prepara 2019: saiba como escrever uma notícia

A notícia pode chegar de diferentes formas para a população. Por meio da internet, TV, jornais impressos, rádio, entre outros. Há diferentes formas de como escrever ou relatar uma notícia. Isso pode variar de acordo com o meio de comunicação pela qual ela é enviada.

O gênero textual notícia possui uma espécie de fórmula. A professora de redação Jéssica de Fátima, do Grupo de Estudos da Igreja Imaculada Conceição, conta que o gênero, cobrado em vestibulares como o da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), precisa evitar opiniões.

O gênero textual notícia começa a ser escrito pelo chamado lide, que é o primeiro parágrafo texto. Ele precisa conter informações com as respostas para as seguintes perguntas da notícia:

Estrutura e vestibular

A estrutura e tamanho de uma notícia pode variar de acordo com as informações. Os jornalistas costumam usar um padrão de estrutura para escrever os textos, chamado de pirâmide invertida.

A teoria consiste em escrever as principais informações do texto nos primeiros parágrafos e detalhar o ocorrido nos parágrafos seguintes.

Também é preciso escrever um título, que deve conter um verbo e no presente.

Para quem precisa escrever uma notícia em um vestibular ou concurso, por exemplo, a professora Jéssica de Fátima explica que o texto deve ter em média três parágrafos. Outra dica é ficar atento ao texto-base fornecido na prova.

Fake news

A professora também orienta aos candidatos estarem informados com assuntos atuais, além de tomar cuidado com as fake news.

Para ajudar no combate às notícias falsas, o G1 tem uma ferramenta chamada Fato ou Fake, que apura informações que circulam em redes sociais.

Fonte: G1 Paraná – Norte e Noroeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *