Quartéis da PM e do Corpo de Bombeiros podem receber donativos para ajudar na crise do coronavírus

Todas as unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros passam a ser pontos de arrecadação de donativos para ajudar no combate ao coronavírus (Covid-19). A ação é da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil com apoio das corporações de segurança pública do estado, de secretarias estaduais e autarquias para obter materiais de higiene e alimentos não perecíveis. O esforço faz parte das ações que o Governo do Estado promove para minimizar o impacto da pandemia no Paraná. A prioridade da campanha é arrecadação de álcool gel, mascaras e luvas.

Todas as unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros passam a ser pontos de arrecadação de donativos para ajudar no combate ao coronavírus (Covid-19). A ação é da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil com apoio das corporações de segurança pública do estado, de secretarias estaduais e autarquias para obter materiais de higiene e alimentos não perecíveis. O esforço faz parte das ações que o Governo do Estado promove para minimizar o impacto da pandemia no Paraná.

O objetivo é suprir a necessidade das pessoas que fazem parte do grupo de risco de contaminação pelo vírus (idosos, de 60 anos para cima), famílias em vulnerabilidade social, unidades hospitalares dos municípios do estado e instituições filantrópicas. Há uma parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), que possui o controle junto aos municípios de entidades que atendem idosos e outras pessoas em vulnerabilidade social, de forma que o atendimento a essas famílias possa ser operacionalizado. Assim, os materiais chegam aos que mais necessitam.

Os materiais mais necessários são álcool 70%, gel ou líquido, caixa de luvas descartáveis, caixas de máscaras descartáveis, sabão em barra, sabonete em barra e líquido, ou outros itens como cestas básicas e alimentos não perecíveis. “As pessoas podem ir aos quartéis para fazer a entrega dos materiais, mas sempre observando as recomendações da Secretaria Estadual da Saúde para evitar aglomerações e outras situações que possam estimular a disseminação do vírus”, recomenda o porta-voz da Defesa Civil Estadual, tenente Marcos Vidal.

A distribuição dos produtos arrecadados será feita de maneira coordenada com as demais Secretarias e órgãos de Estado, atendendo também a necessidade dos municípios. O controle de quantidade de material e sua destinação, assim como locais beneficiados com a arrecadação será feito de acordo com as demandas e a necessidade pelos produtos. A Defesa Civil Estadual atuará em conjunto com a Sejuf para saber quais os materiais são mais necessários para cada instituição ou família.

APP PARANÁ SOLIDÁRIO – Além dos quartéis, as pessoas também podem fazer as doações pelo aplicativo Paraná Solidário, disponível para download gratuitamente pelo Google Play e App Store. A plataforma foi criada pela Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) para facilitar doações diretamente às instituições. O doador pode entrar em contato com as entidades cadastradas e fazer o repasse dos materiais sem intermediários. As instituições que necessitam dos materiais também podem se cadastrar no aplicativo e incluir suas necessidades.

Fonte: Polícia Militar do Paraná

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *