Ratinho Júnior evita repercutir discurso de Bolsonaro e mantém medidas adotadas para combater Covid-19

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), evitou repercutir o discurso do presidente Jair Bolsonaro, mas informou, por meio de nota, que o estado vai manter o planejamento e as medidas adotadas para o enfrentamento do coronavírus.

O boletim mais recente da Secretaria Estadual de Saúde, mostra que o Paraná já confirmou 70 casos da doença, foram dez novas confirmações em apenas um dia. O estado ainda investiga 1.844 suspeitos de Covid-19.

    Serviços afetados pelo coronavírus no Paraná

Oficialmente, o Paraná está em estado de calamidade pública por causa da doença. O projeto de decreto legislativo foi aprovado pela Assembleia Legislativa na terça-feira (24). Com isso, o Governo está dispensado de atingir as metas fiscais previstas para 2020 e da limitação de empenho. A validade do decreto vai até 31 de dezembro deste ano.

Mas, antes disso, o Governo do Paraná já havia determinado a suspensão das aulas nas redes de ensino pública e privada, a proibição de ônibus interestaduais de entrarem no Paraná e também o fechamento de shoppings e academias. Também foi estipulado que restaurantes e bares só podem trabalhar até a meia-noite.

O governo publicou um novo decreto com 25 atividades e serviços considerados essenciais que podem funcionar.

Entre elas estão a realização do tratamento e abastecimento de água, produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis; assistência médica, hospitalar e veterinária; produção, distribuição e comercialização de medicamentos para uso humano e veterinário; produção, distribuição e comercialização de alimentos para uso humano e veterinário; serviços funerários; transporte coletivo e remunerado privado individual; coleta de lixo, serviços de segurança e os setores industrial e construção civil. Confira todas as medidas.

Como medida para frear problemas econômicos e sociais, o governador anunciou um pacote econômico de mais de R$ 400 milhões.

As famílias que dependem da merenda escolar, vão receber kits de alimentos a partir de quinta-feira (26). A previsão é de que 320 mil famílias sejam beneficiadas com 4 mil toneladas de alimentos.

O governador também anunciou o aumento de beneficiados pela tarifa social de energia elétrica de 165 mil para 217 mil famílias do estado. Elas não serão obrigadas a pagar as contas por 90 dias.

Nesse período, também não haverá corte de energia para as famílias de baixa renda do estado e hospitais filantrópicos.

Famílias de baixa renda também não terão o corte de abastecimento de água durante 90 dias.

O governo também terá a disposição R$ 5 milhões que serão transferidos do Fundo Especial do Ministério Público do Estado do Paraná (Fuemp-PR) para o Fundo Estadual de Saúde do Paraná.

Essa transferência foi aprovada pelo Legislativo Estadual para viabilizar medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus.

Viagem aos Estados Unidos

No início de março, Ratinho Júnior viajou para os Estados Unidos junto com uma comitiva do presidente Jair Bolsonaro para uma apresentação no Seminário Empresarial Brasil-Estados Unidos. Ratinho foi ao evento a convite do presidente.

Depois de alguns integrantes desta comitiva testarem positivo para a doença, o governador do Paraná fez o exame para Covid-19. O exame deu negativo.

Fonte: G1 Paraná – Norte e Noroeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *