Referência em diagnóstico de HIV, Lepac da UEM realizou mais de 11 mil exames em 2024 | Giro de Notícia

Referência em diagnóstico de HIV, Lepac da UEM realizou mais de 11 mil exames em 2024

banner principal
Referência em diagnóstico de HIV, Lepac da UEM realizou mais de 11 mil exames em 2024 Foto: UEM

O Laboratório de Ensino e Pesquisa e Análises Clínicas (Lepac) da UEM realizou, de janeiro a novembro deste ano, mais de 11 mil exames para identificação do vírus HIV. O setor é referência nacional no diagnóstico da AIDS, certificado pelo Ministério da Saúde (MS), e é o único laboratório público na macrorregião Noroeste a realizar os exames para acompanhamento de dosagem da carga viral e contagem de linfócitos T CD4+, células que coordenam a resposta imune e são destruídas pela doença, além de realizar também os exames mais básicos de sorologia.

O último dia 1º de dezembro foi marcado pelo Dia Mundial de Combate à AIDS, e durante todo o mês também são realizadas atividades, no Brasil, para a campanha Dezembro Vermelho. Nesta época, campanhas coordenadas pelo Ministério da Saúde, que trabalha em rede com os laboratórios, incentivam a realização de exames e a prevenção da doença. A AIDS alcançou um status pandêmico há décadas, passou por um período de relativo controle e, hoje, reapareceu, o que acendeu um alerta nos serviços de saúde e na comunidade médica.

O Lepac realizou neste ano 1.397 exames de sorologia para identificação da doença, 6.600 exames de carga viral e 3.014 exames de contagem de linfócitos T CD4, um total de 11.011 exames. O número foi maior do que o de 2023, ano em que o Laboratório contabilizou 10.397 exames, entre os quais 1.661 de sorologia, 6.033 de carga viral e 2.703 de contagem de linfócitos T CD4. Os dados referentes a exames de sorologia não indicam, contudo, positividade dos casos.

Os dados revelam a capacidade de capilaridade do laboratório. Com um atendimento seguro e discreto, é um dos quatro laboratórios públicos a realizar o exame de acompanhamento de dosagem da carga viral. Os exames também podem ser feitos em Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu.

Segundo a coordenadora do Lepac, Regiane Bertin de Lima Scodro, o Laboratório é certificado para a realização de exames laboratoriais de alta complexidade não disponíveis na rede privada e nem na rede básica do SUS.

O Lepac atende a toda a macrorregião, que envolve a região de Maringá, Campo Mourão, Cianorte, Paranavaí e Umuarama, o que representa 115 municípios e um total de 1,8 milhão de atendidos. Pouco mais da metade dos atendimentos (56%) são de habitantes da 15ª Regional de Saúde, mas também há atendimentos significativos das 12ª (15%), 11ª (12%), 14ª (9%) e 13ª (8%) regionais do Estado.

HIV – Invisível e, por enquanto, indestrutível. O HIV já foi tema de canções e referências na cultura popular, devido à grande eficiência de propagação da doença desde que foi descoberta, na África, em 1920. O HIV espalhou-se rapidamente, por meio das linhas férreas, e surgiu primeiro em primatas não-humanos. Porém, a doença só foi reconhecida em 1981, nos Estados Unidos, quando medidas de contenção mundial passaram a ser acatadas e o temor pelo espraiamento do vírus atingiu níveis preocupantes.

Fonte: Agencia Estadual de Noticias

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS