Saiba o que é e como tratar a presbiopia ou vista cansada

 

ambém conhecida como vista cansada, a presbiopia é a diminuição da capacidade do olho de focalizar de perto. Esta é uma mudança fisiológica que não pode ser evitada, pois, com o avançar da idade o cristalino, que é a lente natural do olho, perde a elasticidade e a transparência.

Os sintomas iniciais são cansaço visual, cefaleia (dor de cabeça) e a necessidade de afastar os objetos para ver melhor.

Quais são os sintomas?

Os sintomas da presbiopia começam a ser percebidos, na maioria das pessoas, a partir dos 40 anos. Ela normalmente ocorre de forma gradual, ao longo dos anos. Porém, o seu aparecimento também depende de diversos fatores como, por exemplo, outros defeitos de refração e eventualmente associados como a miopia e hipermetropia.

Tudo começa com uma pequena dificuldade para focar objetos de perto. Naturalmente solucionamos afastando um pouco os objetos dos olhos. Essa dificuldade aumenta progressivamente e nossos braços não conseguem mais ‘ajudar’ a distanciar os textos ou objetos o suficiente para possibilitar uma boa leitura ou conseguir um foco melhor.

Quais são as opções de tratamento?

A correção pode ser feita através do uso de óculos (para leitura, bifocais ou multifocais); lentes de contato; cirurgia refrativa a laser e ceratoplastia condutiva. Existem as novas lentes intraoculares trifocais para correção cirúrgica, que permitem melhor a qualidade de visão e proporcionam maior independência dos óculos.

Graças a evolução da ciência, hoje existem lentes intraoculares trifocais capazes de solucionar problemas como a presbiopia e catarata de uma só vez, com melhor qualidade de visão em relação às lentes multifocais, podendo assim, eliminar a necessidade de óculos ou lentes.

Para saber qual é a melhor opção de tratamento para o seu caso procure um oftalmologista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top