Tarifaço: indústria do Paraná fecha uma fábrica e faz demissão em massa em outra | Giro de Notícia

Tarifaço: indústria do Paraná fecha uma fábrica e faz demissão em massa em outra

banner principal
Unidade de Millpar em Guarapuava (PR) — Foto: Millpar/Divulgação

A indústria Millpar, que fabrica produtos à base de madeira no Paraná, anunciou que decidiu fechar as portas da sua planta de Quedas do Iguaçu, que fica entre as regiões central e sudoeste do estado. Além disso, a empresa também fez uma demissão em massa na unidade de Guarapuava.

A empresa totalizava cerca de 1,1 mil funcionários, somando as fábricas das duas cidades. Questionada pelo g1 sobre quantos foram demitidos, a assessoria de imprensa disse que não está se manifestando sobre números neste momento.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (19) aos trabalhadores. Em comunicado enviado posteriormente à imprensa, a Millpar atribuiu as medidas à tarifa de 50% imposta pelo presidente Donald Trump aos produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos.

No dia 13 de agosto, o Governo Federal anunciou a primeira parte de um pacote de medidas para socorrer empresas afetadas pela taxação. Entre elas, estão a criação de uma linha de crédito de R$ 30 bilhões e a flexibilização de impostos.

“O mercado norte-americano é o principal destino das exportações da empresa, e a nova tarifação reduziu de forma significativa a competitividade do setor, comprometendo as vendas dos produtos madeireiros para os Estados Unidos. A decisão gerou incertezas para fabricantes, fornecedores e compradores, provocando a paralisação de mercados”, diz o comunicado.

O texto também lembra que, logo após o anúncio do “tarifaço”, a Millpar optou por conceder férias coletivas aos funcionários. Inicialmente 640 trabalhadores foram afetados, mas com a proximidade do início da taxação mais 80 funcionários foram submetidos a férias e a empresa decidiu suspender a própria produção.

Fonte: Por Millena Sartori, g1 PR

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS