Umuarama terá ‘Dia D’ neste sábado com vacinação no Posto Central e Sest/Senat | Giro de Notícia

Umuarama terá ‘Dia D’ neste sábado com vacinação no Posto Central e Sest/Senat

banner principal

A população de Umuarama poderá atualizar a carteirinha de vacina neste sábado, 11, com o Dia D da Campanha Estadual de Vacinação das 7h30 às 11h30.

A imunização estará disponível em duas localidades: contra influenza e covid as doses serão centralizadas no Sest/Senat enquanto no Posto de Saúde Central haverá vacinas contra o sarampo e as demais, consideradas de rotina, para que tiver doses faltando na carteirinha.

No Sest/Senao (que fica na Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, na frente do Pronto Atendimento 24h) serão disponibilizadas inclusive vacinas para os novos grupos – segundo reforço contra covid para população de 50 anos ou mais e segunda dose de reforço para os trabalhadores de saúde (incluindo hospitais, farmácias, laboratórios, unidades de saúde, trabalhadores de apoio dos serviços de saúde – motorista, segurança, recepcionista, serviços gerais).

Poderão se vacina ainda cuidadores domiciliares e familiares responsáveis pelo cuidado de indivíduos gravemente enfermos ou com deficiência permanente que impossibilite o autocuidado e trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos de sólidos. Já a vacina contra influenza será disponibilizada para toda a população acima de 6 meses.

Conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Dia D também terá vacinas na UBS no mesmo horário – das 7h30 às 11h30 – para regularizar o cartão vacinal das crianças, adolescentes, adultos e idosos, incluindo a vacina da campanha de sarampo.

A ação foi proposta após a baixa cobertura dos imunizantes elencados no esquema vacinal primário, além da vacinação contra a covid em terceira dose. O objetivo é ampliar a cobertura nos 399 municípios, em pessoas de todas as idades e grupos prioritários.

O Paraná prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe e sarampo, iniciada em 4 de abril. A previsão era que o público-alvo fosse atingido até o início de junho, mas só 47% se vacinaram contra a gripe e 35,3% contra o sarampo – a meta é de 90% e 95%, respectivamente. Agora a vacinação para grupos prioritários segue até 24 de junho.

As dez vacinas de rotina (BCG, Febre Amarela, Hepatite A, Hepatite B, Meningocócica, Pentavalente, Pneumocóccica, Poliomielite, Rotavírus Humano e Tríplice Viral) também estão com coberturas abaixo do necessário. O imunizante que previne contra a Hepatite B fechou o último ano com apenas 57,18% de adesão, sendo a vacina com procura mais baixa, seguida pela da Febre Amarela, com 71,38%, e BCG, com 77,23%.

Confira o calendário de vacinação aqui

Fonte: OBemdito

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS