União doa terreno para a construção de nova delegacia da Polícia Civil de Maringá

A nova delegacia de Polícia Civil de Maringá, no norte do Paraná, deverá ser construída em um terreno doado pela União. O contrato de cessão do lote, firmado entre os governos Estadual e Federal, foi publicado na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (4).

Conforme o documento, o terreno para a construção da nova delegacia tem 7.613,23 m² e está localizado na Rua Pioneiro Thiago Netto, no novo Centro Cívico. A projeção é que o imóvel tenha 1,8 mil metros quadrados de área construída.

O contrato de cessão é válido por 20 anos, e a previsão do governo do estado é começar as obras em 2020.

O orçamento para o próximo ano, enviado em setembro para a Assembleia Legislativa, prevê R$ 4,5 milhões para a construção da nova delegacia de Maringá.

O prédio que abriga a 9ª Subdivisão Policial é da década de 1980 e enfrenta problemas frequentes de superlotação e ameaças de fugas de presos.

Parte da carceragem foi demolida em 2015 para reduzir a quantidade de presos no local – havia pouco mais de 300 detentos no local à época, ante uma capacidade para 140 detentos.

Segundo o levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizado em outubro, a superlotação continua, eram 125 presos em um espaço projetado para 20 homens.

O governo ainda não informou qual deverá a ser destinação dada ao espaço que hoje é ocupado pela 9ª Subdivisão Policial após a mudança de endereço.

Fonte: G1 Paraná – Norte e Noroeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *