Vereadores prestigiam a inauguração da Casa do Empreendedor de Cianorte

Um sonho antigo do Legislativo e do Executivo de Cianorte, torna-se realidade. Com o objetivo de desburocratizar o atendimento a quem quer o abrir o próprio negócio e agilizar a emissão do alvará de funcionamento para a abertura de uma empresa, bem como outros serviços, tudo em um só lugar. Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (15), a Casa do Empreendedor.

De acordo com o coordenador da Casa do Empreendedor, Marcos José da Silva, serão diversos serviços à disposição da população: Protocolo e Receitas Diversas (emissão de alvarás); Corpo de Bombeiros (análise de grau de riscos, vistorias obrigatórias e emissão de certificados e laudos de exigências); Fiscalização e Zoneamento (vistorias para a renovação de alvarás e obrigatórias, consulta de zoneamento, anuência de vizinhos, análise de viabilidade); Vigilância Sanitária (orientações e emissão de licença sanitária); Banco do Empreendedor (linha de crédito pela Fomento Paraná); Sala do Empreendedor (atendimento e visitas ao microempreendedor individual – MEI, emissão de notas, auxílio na prestação da Declaração Anual do Simples Nacional – DASN, baixas de empresas).

O órgão – administrado pela Secretaria de Indústria, Comercio, Turismo e Serviços – conta ainda com ambiente climatizado; recepção; sala de reuniões para oito pessoas; espaço para atendimento amplo, com guichês separados por divisórias; sala de espera e privativa; banheiros; copa; além de um veículo Fiat Mobi para realização de vistorias. A equipe de atendimento será composta de nove colaboradores, todos remanejados de outras repartições.

O presidente da Câmara Municipal de Cianorte, Silvio Fernandes (Silvio do Pátio) – MDB, destacou a importância do local para a cidade. “A Casa do Empreendedor contribui, principalmente, na desburocratização de alvarás de funcionamento. A Câmara Municipal, em abril, aprovou por unanimidade, a fim de fomentar a economia da cidade, que o estabelecimento comercial, industrial ou de prestação de serviços – com área utilizada de até 1.500 m² – fica dispensado da apresentação de Habite-se. Dessa forma, coloco a Câmara à disposição de todos”, pontua acompanhado dos vereadores Adailson Carlos Ignácio da Costa, José Aparecido da Silva, Santina Buzo e Victor Hugo Davanço.

“Um sonho antigo, que apesar das dificuldades, conseguimos inaugurar, hoje, a Casa do Empreendedor com 100% dos recursos municipais. Assim, esperamos que os empresários acreditem em seus negócios e que a economia local fortaleça ainda mais, além do saldo positivo de mais de 400 empregos”, disse o prefeito de Cianorte, Claudemir Romero Bongiorno, acompanhando do vice-prefeito, Beto Nabhan e do secretário de Indústria, Comercio, Turismo e Serviços, Wanderley Fernandes.

Já o comandante do Corpo de Bombeiros de Cianorte, major Adriano Alves de Souza, destacou a sobre a desburocratização dos processos do Corpo de Bombeiros. “Antigamente, a documentação demorava até quatro meses. Agora, terminou o cadastro sai com o documento na mão”, explica.

Presenças

Além dos vereadores, estiveram presentes: representando o deputado estadual Jonas Guimarães, o secretário de Administração, Eliab Vieira Moreno; o gerente regional de desenvolvimento do Sicredi, Sergio Gentilin, acompanhado de outros gerentes da cidade; representando a Fomento Paraná, a agente de desenvolvimento do Banco do Empreendedor, Sandra Costa; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (Acic), Hércio Correia de Oliveira; além de secretários, chefes de divisão, funcionários municipais  e sociedade.

Serviço

A Casa do Empreendedor fica localizada na Avenida Santa Catarina, 550 – Sala 02. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *