Quatro suspeitos são presos em operação contra ‘golpe do link falso’

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu quatro pessoas suspeitas em uma operação contra um grupo acusado de aplicar o ‘golpe do link falso‘ e praticar lavagem de dinheiro. A ação aconteceu nesta quarta-feira (12).
O objetivo da operação era cumprir seis mandados de prisão temporária e ordens de busca e apreensão. Duas pessoas ainda não foram encontradas e são consideradas foragidas.
Segundo o delegado Gabriel Fontana, os suspeitos realizavam fraudes eletrônicas por meio de ligações telefônicas enganosas e ‘links falsos‘. As vítimas eram induzidas a acessar um site falso de instituições bancárias, onde inseriam dados pessoais e bancários.
“Em seguida, os valores eram subtraídos e distribuídos entre diversas contas de terceiros que atuavam como laranjas. Os investigados também utilizavam redes privadas virtuais, as chamadas VPNs, para ocultar seus endereços de IP e dificultar o rastreamento das ações”, explica.
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam celulares e mídias digitais, que serão encaminhados para perícia. Os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário, onde permanecem à disposição da Justiça.
Fonte: massa.com.br
